Quem passa pela Avenida Aparício Borges, no bairro Teresópolis, vê saindo do papel as obras de um grande complexo multiuso, que ocupará um terreno de mais de 14 mil metros quadrados. Serão construídos no local um Bourbon Shopping, com um Supermercado Zaffari, uma unidade do Hospital Moinhos de Vento para diagnóstico e atendimento de média e baixa complexidade e torres comercial e residenciais (veja mais detalhes abaixo).
O primeiro "hub da saúde" da Capital foi lançado no ano passado por Grupo Zaffari, Melnick Even e Hospital Moinhos de Vento e deve ficar pronto até o início de 2021 na zona sul de Porto Alegre. Antes da conclusão do complexo, devem ser inauguradas obras viárias que prometem melhorar o sistema viário próximo ao entroncamento da Avenida Teresópolis com a Aparício Borges (Terceira Perimetral).
Por exemplo, o prolongamento da Rua Luiza Rocco, a partir da Rua São Joaquim, será uma artéria paralela à Terceira Perimetral. Haverá também uma complementação do projeto da Terceira Perimetral com a ligação do prolongamento da Rua Luiza Rocco a Avenida Aparício Borges, interligando melhor os corredores de ônibus e permitindo retornos para a Zona Sul.
A prefeitura de Porto Alegre concluiu recentemente a desapropriação de imóveis (o que refletiu na saída dos proprietários de dois imóveis, sendo que outros sete imóveis foram atingidos parcialmente, não necessitando a liberação dos prédios). A desapropriação é necessária para obras de alargamento da avenida Aparício Borges e das alças de acesso, e o Grupo Zaffari pagará os proprietários dos terrenos.
Mas as mudanças no trânsito não devem ser sentidas tão cedo. Segundo informações do Grupo Zaffari, em um primeiro momento, serão executadas as obras viárias dentro do terreno, como o prolongamento da Rua Luiz Rocco. A partir de 2019, serão realizadas as obras nas vias onde há circulação, e todas as modificações viárias devem ficar prontas até 2020. Essas obras estão sendo feitas como contrapartida para execução do complexo.
O presidente da Melnick Even, Leandro Melnick, destacou, na ocasião do evento de lançamento, em 2017, que o complexo terá a capacidade de "induzir o desenvolvimento da região, transformar o bairro e impactar milhares de porto-alegrenses". Segundo o Grupo Zaffari, o empreendimento deve facilitar a vida das pessoas que moram na região no sentido de deslocar-se menos para ter acesso a serviços e produtos.
Veja como ficará a região:
O que compõe o complexo:
— Um Bourbon Shopping, distribuído em dois andares de lojas, com 12 mil metros quadrados de área bruta locável (ABL). Terá ainda um supermercado Zaffari, espaços de gastronomia e 608 vagas de estacionamento.
— Unidade do Hospital Moinhos de Vento para diagnóstico e atendimento de baixa e média complexidade. Esta estrutura ocupará área total de 660 metros quadrados no complexo multiuso.
— Uma torre de salas comercias procurando dar suporte as atividades do Hub da Saúde, contando com 168 salas comerciais e consultórios, além das seis unidades clínicas com um total de 1.772 metros quadrados.
— Uma torre residencial com infraestrutura independente, composta de 140 unidades de lofts e apartamentos de um dormitório.
— O Linked, da Melnick Even, será composto de duas torres com 314 unidades residenciais implantado no terreno que forma esquina com a Avenida Teresópolis e a nova continuação da Rua Luiza Rocco.