Quatro dias após ser reaberto para o público, o Largo dos Açorianos, no centro de Porto Alegre, foi alvo de vandalismo. Nesta segunda-feira (26), paredes do viaduto e bancos de concreto amanheceram pichados com tinta vermelha.
A Secretaria de Serviços Urbanos acredita que o ato tenha ocorrido durante a madrugada, já que no final de semana equipes da Guarda Municipal estiveram permanentemente no local e não presenciaram qualquer ação.
Durante a tarde desta segunda, funcionários do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) estiveram no Largo dos Açorianos e limparam os locais vandalizados.
— Não vamos nos curvar ao vandalismo e voltaremos quantas vezes forem necessárias para limpar o novo Largo dos Açorianos. Contamos com os cidadãos para fiscalizar e ajudar a conservar os espaços urbanos — disse o secretário Ramiro Rosário.
A obra de revitalização do Largo dos Açorianos teve início em 2016 e deveria ter sido inaugurada em maio do ano seguinte, mas sofreu seis adiamentos. Na quinta-feira da semana passada (22), os tapumes que cercavam o local foram retirados e o espaço foi aberto para a população.
A prefeitura agora busca uma empresa que queira se responsabilizar pela conservação do largo. Enquanto isso, a manutenção deve ser será feita pelo Poder Público.