Depois de mais de três anos, Porto Alegre vai receber de volta um dos seus cartões-postais. A revitalização do Largo dos Açorianos, no Centro Histórico está ficando pronta.
A empresa Elmo Eletromontagens já trabalha nos arremates. Segundo a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), até sexta-feira (28) será realizada uma vistoria técnica detalhada na obra.
Nesta análise vai se verificar se todos os itens foram executados. Caso haja necessidade, serão solicitados reparos. Depois disso, a obra passará por uma fase de de testes dos equipamentos instalados.
"O projeto do Largo contempla dois espelhos d’água em níveis distintos, interligados por uma queda d’água (fonte) que fará, juntamente com os aspersores (bico de fonte tipo gêiser), a movimentação da água que circulará em um circuito fechado entre os dois espelhos, por meio de bombas hidráulicas", descreve a Smams.
Depois de concluída a verificação, a secretaria expede o Termo de Recebimento Final da obra. A partir daí, a área será aberta para uso da população. A prefeitura está buscando uma empresa que ficará responsável pela conservação do espaço.
A obra começou, em janeiro de 2016. O término dos serviços deveria ocorrer em maio de 2017, mas sofreu seis adiamentos. A obra também ficou R$ 721 mil mais cara, custando atualmente R$ 5,4 milhões. Por causa dos adiamentos, a Smams relata que notificou a empresa em sete oportunidades.