A juíza federal Thais Helena Della Giustina revogou a determinação para que o município de Porto Alegre suspenda a remoção de famílias da Vilia Nazaré para as novas unidades Nosso Senhor do Bom Fim e Irmãos Maristas. Em julho, a Justiça havia suspendido a segunda etapa dos trabalhos até uma audiência marcada para o dia 8 de agosto. A retirada das famílias é necessária para a ampliação da pista do aeroporto Salgado Filho.
A revogação está em um despacho desta quarta-feira (14). Uma ação civil pública protocolada pelo Ministério Público Federal, pelo Ministério Público Estadual, pela Defensoria Pública da União e pela Defensoria Pública do Estado fazia uma série de pedidos em caráter liminar.
Entre eles, para que a Fraport — concessionária que administra o aeroporto — custeasse o valor integral do reassentamento. Mas a juíza afirmou que "não se verifica a existência de perigo de dano" para "autorizar a apreciação de tal pedido em sede liminar":
"Desse modo, rejeitam-se, neste momento processual, tais pretensões, as quais serão analisadas por ocasião da prolação de sentença".
Em nota, a Fraport afirmou que "está muito satisfeita com a decisão judicial e com o fato de poder continuar os trabalhos de desocupação da área". Disse também que "a decisão representa um enorme ganho de qualidade de vida às famílias que vivem na Vila Nazaré e, ao mesmo tempo, viabiliza o cumprimento do compromisso assumido pela Fraport em ampliar a pista do aeroporto de Porto Alegre para a promoção do desenvolvimento econômico da região".