Idealizador da revitalização da Orla Moacyr Scliar, em Porto Alegre, o arquiteto Jaime Lerner finalmente teve a oportunidade de ver de perto sua criação no início da noite de sexta-feira (9). O ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, de 82 anos, debilitado após uma internação hospitalar, percorreu de cadeira de rodas um trecho próximo à Usina do Gasômetro. Mais cedo, Lerner havia sido homenageado em sessão na Câmara de Vereadores.
Por volta das 12h deste sábado (10), Lerner chegou com familiares ao restaurante panorâmico 360 Gastrobar, erguido sobre as águas do Guaíba, para almoçar.
– Fiquei encantado com o resultado – declarou Lerner, caminhando com uma bengala depois de descer do carro, sobre o passeio da véspera.
O urbanista congratulou os profissionais que participaram do planejamento e da execução do projeto, que, segundo ele, mantiveram-se fiéis à ideia original. Questionado sobre o ponto que mais apreciou, Lerner não quis particularizar:
– Gostei de tudo. Gostei da alegria com que o povo recebeu essa obra. Ela faz jus a Porto Alegre. Estou muito feliz.
Orgulhosa do pai, a coreógrafa Andrea Lerner, 52 anos, residente em Nova York com o marido e os filhos, estava contente por finalmente conhecer um trabalho que acompanhou, por maquetes e fotos, durante anos. A família aproveitou um período de férias no Brasil para acompanhar o patriarca na viagem à Capital.
– Achei lindo, maravilhoso – elogiou a filha.