O homem responsável pelo traço da Orla Moacyr Scliar conhecerá pessoalmente o resultado de seu projeto. Jaime Lerner, arquiteto, urbanista e ex-prefeito de Curitiba, chega à Capital na sexta-feira (9) para receber o Troféu Câmara Municipal. Para Lerner, a homenagem proposta pelo vereador Valter Nagelstein (MDB) é “sinal de que a obra cumpriu o seu papel e está sendo bem aceita pelos porto-alegrenses”. Confira os principais trechos de um bate-papo de Lerner com a coluna.
Quais as expectativas para encontrar, pela primeira vez, a obra concretizada?
Já a conheço pelas fotografias, mas estou ansioso para andar em todo o trecho e ver o quanto essa obra está trazendo para a população de Porto Alegre. Estou antecipando o prazer de ver uma obra que realmente faz bem às pessoas e que veio em boa hora.
Está de acordo com o projeto que o senhor idealizou?
Sim. Foi um projeto feito com muito cuidado, muito detalhe e que foi bem executado, de acordo com o que havíamos pensado. O que me surpreende, no Brasil de hoje, é que a obra tenha passado por duas administrações, mantendo o custo previsto. É motivo de orgulho.
E o potencial da orla como um dos principais locais turísticos da cidade?
A orla vai ser o grande ponto de encontro do povo de Porto Alegre. O potencial dela é em termos de paisagem, de encontros, de lazer, e continuará a ser este motivo de orgulho, já que foi concluído apenas um pequeno trecho. Faltam partes maiores, de áreas para esporte, principalmente o skate. Vai haver a maior pista de skate da América Latina, uma atração a mais para as pessoas.
Como vê o imbróglio sobre o consórcio com a Cais Mauá?
Nós trabalhamos no projeto há anos e procuramos fazer aquilo que era importante para a cidade. Fizemos tudo o que era possível para viabilizá-lo. Agora, se o consórcio está cumprindo com suas obrigações, aí é um outro assunto. É uma relação complicada entre o consórcio e o governo do Estado. Reconheço que o governo tem parte importante nessa decisão, pois quer ver a coisa acontecer. Todos querem ver acontecer, mas até agora o consórcio não começou a implementar. Da minha parte, quero que a coisa aconteça o quanto antes, mas tudo isso dentro do que o governo estabeleceu como importante.
*Produção, Letícia Paludo.