A prefeitura da Capital divulgou nesta quinta-feira (25) um ranking de avaliação dos serviços públicos prestados pelas secretarias e órgãos municipais. Os dados foram obtidos mediante pesquisa de satisfação feita com pessoas que solicitaram algum tipo de atendimento. Conforme a Secretaria Municipal de Transparência e Controladoria (SMTC), Porto Alegre é a primeira entre as capitais a divulgar um levantamento do tipo.
De acordo com os dados divulgados, os serviços mais bem avaliados pelos porto-alegrenses são a intermediação de mão de obra para vagas de trabalho, as atividades recreativas oferecidas e o levantamento ou rebaixamento de hidrômetro. Entre os piores serviços, na opinião dos usuários, estão a manutenção da iluminação pública, a conservação das ruas com asfalto e a concessão de credencial de estacionamento para idosos.
— Os dados obtidos servirão de subsídio para reorientar e ajustar os serviços prestados. O objetivo é verificar onde estão as deficiências e identificar ações de melhorias na gestão — afirma a secretária interina de Transparência e Controladoria, Luciane Marques Rache.
A pesquisa que embasou o ranking de serviços foi realizada no site da prefeitura, dentro da plataforma “Carta de Serviços”, lançada em outubro de 2017. Os usuários responderam perguntas sobre o prazo de atendimento, qualidade do serviço e o grau de satisfação, além de poderem fazer sugestões de melhorias.
Mais de três mil respostas foram enviadas ao formulário. O levantamento tem um intervalo de confiança de 95% e a escala de notas de cada serviço vai de -5 a 5.
Os cinco melhores serviços
- 4,8 – intermediação de mão de obra para vagas de trabalho
- 4,7 – atividades recreativas oferecidas
- 4,3 – levantamento ou rebaixamento de hidrômetro
- 4,3 – habilitação para o seguro-desemprego
- 3.3 – ouvidoria-geral
Os cinco piores serviços
- -4,5 – manutenção de iluminação pública
- -3,6 – conservação de ruas com asfalto
- -2,9 – concessão da credencial de estacionamento para idosos
- -1,9 – fiscalização de calçadas
- -1,3 – abordagem a pessoas em situação de rua