Fã da jogadora Marta, Mariane Rampanelli, 12 anos, costumava treinar futebol com uma chuteira emprestada desde que aquela que sua mãe tinha comprado em um brechó estragou, meses atrás. Depois de lerem sua história em uma reportagem de GaúchaZH sobre o Desafio do Tênis — campanha da prefeitura de Porto Alegre que pretende arrecadar 1,5 mil pares para crianças e adolescentes que participam de projetos sociais —, quatro pessoas procuraram pela mãe dela dispostas a doarem um par para a menina, moradora da Lomba do Pinheiro.
Marcelo Rodrigues, que atua como comprador para uma construtora, foi o mais rápido. No mesmo dia em que tomou conhecimento da história de Mariane, entrou em contato com a reportagem pedindo o contato da família. Comprou um modelo em cor de rosa e convidou a menina, que foi com a coordenadora do projeto social do qual participa buscar o presente no Centro Histórico.
— Estava lendo o jornal no escritório onde trabalho e me chamou a atenção a história dela, acho que por eu ter uma filha que também se interessa bastante por esportes. A Mariane gostou muito — diz Rodrigues, 32 anos.
A história também sensibilizou integrantes de um batalhão da Brigada Militar localizado em Viamão, na Região Metropolitana. O grupo mobilizou entidades e empresários para buscar materiais esportivos que serão entregues à adolescente em uma solenidade na próxima quinta-feira (11).
— O projeto do qual ela participa fica em Viamão, e vimos que o trabalho feito ali é social. Queremos ajudar a fomentar isso — conta o major Itacir Ramos, comandante do 18º BPM.
Mãe de Mariane, a empregada doméstica Cristiane Lopes diz que pelo menos mais duas pessoas a procuraram após a reportagem. Com a necessidade da filha atendida, porém, sugeriu que destinassem a doação a outras crianças:
_ Tiveram pessoas que quiseram ajudar, mas eu expliquei que ela já tinha ganhado. O pessoal de Viamão disse que vai doar outros matérias esportivos para ela. Se vier chuteira, vamos doar.
Campanha deve ser prorrogada, diz prefeitura
Inicialmente prevista para encerrar em 11 de abril, a campanha de arrecadação de tênis deve ser prorrogada por tempo indeterminado, segundo a prefeitura. Mais de 30 pontos de coleta seguirão recebendo as doações nos próximos dias. No sábado, um evento na Praça da Encol será voltado à arrecadação de modelos para o Desafio do Tênis.
Proprietária de uma loja de aquecedores na Avenida Protásio Alves que se tornou ponto de coleta, Janaina Crespo conta que a campanha mobilizou funcionários e clientes do local. Até esta semana, 36 pares foram coletados.
— Teve pessoas que doaram mais de um. Só o meu filho doou seis, porque joga futebol de salão e está em uma idade em que o pé cresce rápido — conta.
Calçados em bom estado, mas que por alguma razão não são mais utilizados, poderão fazer a alegria de praticantes de futebol, vôlei, tênis, hipismo e diversas outras modalidades. Veja os pontos de coleta:
Diretoria de Esporte, Recreação e Lazer (Avenida Borges de Medeiros, 2.713)
Centros Comunitários
Ginásio Tesourinha (Avenida Erico Verissimo)
Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10)
Departamento Municipal de Habitação (Avenida Princesa Isabel, 1.115)
Chilli Beans do Bourbon Ipiranga, Bourbon Wallig, Barra Shopping, Praia de Belas e Iguatemi
Escola de Negócios PUCRS (Avenida Ipiranga, 6.681, prédio 50, Centro Acadêmico Visconde de Mauá)
Supermago Central Parque (Avenida Ipiranga, 7.815)
Supermago Planalto (Rua Nicanor Luz, 110)
Supermercado Hoffmann (Avenida João Salomani, 1.397)
Sindilojas (Rua dos Andradas, 1.234, 22º andar)
Sport Club Internacional (Avenida Padre Cacique, 891)
Master Sul Academia (Avenida Juca Batista, 4.250)
Central de Imóveis (Rua José do Patrocínio, 385)
Espaço Dellas (Alameda Sebastião de Brito, 147)
CDL (Rua Senhor dos Passos, 235)
BioSlick do Viva Open Mall (Avenida Nilo Peçanha, 3.228, loja 38)
Óticas Vision (Avenida Protásio Alves, 2.621)
Restaurante Praça XV Grill (Praça XV de Novembro, 42)
Casa Clima Aquecedores (Avenida Protásio Alves, 5.247)
Associação dos Moradores da Bela Vista (Avenida Nilo Peçanha, 1.250)