Desde o começo desta semana, diversos serviços estão prejudicados na Metroplan devido a uma paralisação de funcionários terceirizados. O órgão é responsável pela elaboração e coordenação de planos, programas e projetos do desenvolvimento regional e urbano do Estado e gestão do Sistema Estadual de Transporte de Coletivo de Passageiros.
Segundo a Metroplan, a empresa Forte Sul — contratada em dezembro após vencer licitação — não pagou os salários de fevereiro de cerca de 40 funcionários e eles decidiram cruzar os braços.
Serviços de atendimento ao consumidor para informações, reclamações, entre outros, não estão sendo realizados. O mesmo ocorre no setor de análise de documentos para fretamentos de ônibus. Além disso, os serviços de limpeza são afetados.
A Metroplan informou que a Secretaria da Fazenda fez os pagamentos em dia para terceirizada e que já notificou a Forte Sul. A empresa tem prazo de cinco dias para se manifestar e corre o risco de ter o contrato rompido. A Metroplan está estudando outras medidas que poderão ser tomadas.
— Além de todos esses serviços prejudicados, também estamos com problemas para atendimento no programa Passe Livre Estudantil, voltado a estudantes que têm renda per capita de até 1,5 salário mínimo, que residam em uma cidade mas estudem em outra e que comprovem frequência nas instituições de ensino. Estamos no início do ano letivo e muitos estudantes estão buscando a isenção na passagem — explicou o chefe do Departamento de Transporte Metropolitano, Danilo Londó.
GaúchaZH tentou contato com a empresa Forte Sul, que tem sede no bairro São João, na Zona Norte, mas o telefone de contato está desligado ou fora de serviço.