A União Estadual dos Estudantes do Rio Grande do Sul (UEE-RS) retomou nesta quarta-feira (31), após três meses de suspensão, a emissão do passe livre estudantil, que garante isenção de passagem metropolitana a alunos de baixa renda. Conforme o presidente em exercício da entidade, Álvaro Lottermann, nesta manhã foram realizados 60 cadastros.
Os problemas no passe livre estudantil começaram ano passado após uma denúncia sobre um suposto esquema de desvios de dinheiro que terminou com o afastamento de ex-diretores da UEE-RS. Uma investigação apura desvio de mais de R$ 100 mil.
A confecção do passe livre estudantil está sendo realizada no segundo andar do Mercado Público, no centro de Porto Alegre. O valor é de R$ 30 reais para a emissão conjunta do passe livre e da carteira de estudante, que dá direto à meia-entrada. A isenção de pagamento da passagem é concedida a estudantes com renda per capita de 1,5 salário mínimo.
Confira abaixo os documentos necessários*:
- Ficha de Inscrição preenchida (disponível no site da Metroplan)
- Uma foto 3x4 para documento recente
- Cópia da da carteira de identidade do estudante e de todos os membros da família declarados na ficha de inscrição
- Cópia do CPF do estudante (obrigatório inclusive para menores de 18 anos)
- Atestado escolar (no atestado, deverá conter nome do aluno completo, período de início e término do ano letivo/semestre, dias da semana em que o aluno terá aula, turno e carimbo com assinatura do responsável da escola e carimbo da escola), com data de emissão de no máximo 90 dias.
- Comprovante de renda do beneficiário e de todos os membros do grupo familiar declarados na ficha de inscrição dos últimos três meses. Se caso tiver horas extras, levar dos seis últimos meses.
- Comprovante de residência com data de emissão de no máximo 90 dias (caso o comprovante não esteja em nome do aluno ou de algum membro da família declarado na ficha de inscrição, o titular da conta deverá fazer uma declaração informando que o aluno reside neste endereço sob forma de aluguel ou casa cedida e junto anexar cópia do RG do declarante).
- Para a renovação anual os estudantes do passe livre deverão fornecer toda a documentação acima (exceto a foto) e o atestado ou declaração da escola informando frequência mínima de 75% do período letivo anterior.
*Fonte: Metroplan