Após reunião para avaliar a organização do Carnaval de Porto Alegre nesta quarta-feira (6), o prefeito Nelson Marchezan divulgou avaliação positiva sobre o evento até aqui. “Tivemos um Carnaval de rua de qualidade, organizado e seguro”, declarou Marchezan, segundo texto publicado pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS).
No domingo (3), na segunda-feira (4) e na terça-feira (5), a Cidade Baixa foi palco de confrontos entre a Brigada Militar e multidões que tomaram conta e depredaram as cercanias da Rua da República até a madrugada. Nos dois primeiros dias de confusões, não havia programação de Carnaval oficial da cidade, mas houve aglomerações espontâneas nas ruas mesmo assim. A Polícia Civil investiga os episódios de violência. No sábado (2) e na terça-feira (5), houve blocos na Cidade Baixa até as 21h. Durante as comemorações, não houve registro de problemas.
Sobre os episódios de baderna e violência, segundo o texto divulgado pela prefeitura, Marchezan destacou que eles não ocorreram durante a passagem dos blocos, nem tiveram a participação de seus integrantes.
Renderam elogios do prefeito a realização do Carnaval de rua por meio de edital, o que garantiu que uma empresa contratada — Impacto Vento Norte Produções Técnicas, vencedora da licitação — realizasse os eventos com seguranças e equipes de limpeza particulares. Marchezan citou ainda a contrapartida de realizar carnavais comunitários ao longo do mês em regiões como Morro Santana (já realizado, no dia 17 de fevereiro), Cruzeiro, Eixo Baltazar, Ilhas, Glória, Restinga, Extremo Sul e Cristal.
Já a respeito da ausência de eventos oficiais em dois dos quatro dias de feriadão, foi o secretário-adjunto da Secretaria da Cultura, Leonardo Maricato, quem lembrou, segundo a nota divulgada pelo GCS, que datas na Cidade Baixa foram estipuladas em acordo envolvendo prefeitura e Ministério Público, com o aval da associação de moradores do bairro, da associação de comerciantes e pela Liga das Entidades Burlescas da Cidade Baixa. Segundo ele, “se houvesse mais tempo, teria sido possível aumentar a oferta de atrações na cidade, como na Orla do Guaíba, por exemplo”.
O Carnaval de rua de Porto Alegre segue até 24 março. No próximo final de semana, a Cidade Baixa terá eventos no sábado (9) e no domingo (10), ambos com concentração na Praça Garibaldi e desfiles pela Avenida Aureliano de Figueiredo Pinto (leia abaixo os próximos eventos). Nos finais de semana seguinte haverá Carnaval na Orla (16, 17, 23 e 24 de março) e no Centro Histórico (descida da Borges, no dia 16 de março).
9 de março, sábado - Cidade Baixa
Panteras do Samba
Concentração na Praça Garibaldi: 12h
Desfile: das 13h às 15h
Maria do Bairro
Concentração na Praça Garibaldi: 14h
Desfile: das 15h às 18h
Areal da Baronesa do Futuro
Concentração na Praça Garibaldi: 17h
Desfile: das 18h às 21h
10 de março, domingo - Cidade Baixa
Ziriguidum
Concentração na Praça Garibaldi: 14h
Desfile: das 15h às 18h
Bloco do Isopor
Concentração na Praça Garibaldi: 17h
Desfile: das 18h às 21h