A madrugada desta quarta-feira (6) registrou, pelo terceiro dia consecutivo, confronto entre frequentadores do bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, e a Brigada Militar (BM). De acordo com a corporação, populares estavam reunidos na Rua da República, no trecho entre a Rua Lima e Silva e a Avenida João Pessoa, impedindo a passagem de carros.
Com a dificuldade de dispersar a multidão, o Batalhão de Choque da BM interveio, por volta da 1h40min. Houve confronto entre alguns frequentadores e os policiais.
Conforme a BM, garrafas foram atiradas contra o efetivo, que respondeu com gás lacrimogênio, dispersando o grupo. Por volta das 2h, o fluxo de veículos na via já estava normalizado.
Segundo o comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Luciano Moritz, duas pessoas foram detidas em meio à confusão por roubo de celular. Ele afirma que grupos ligados ao tráfico de drogas estariam aproveitando o forte movimento na Cidade Baixa para venda e consumo de entorpecentes, além de protagonizarem brigas no local.
— Já constatamos que há pessoas de regiões de Porto Alegre conhecidas pelo tráfico, além de cidades da Região Metropolitana. Mas o importante é que a ação de dispersão é efetuada de forma técnica, tanto que não houve feridos — destacou o tenente-coronel.
Carnaval de rua ocorreu mais cedo
O Carnaval de rua, programado para a terça-feira na Cidade Baixa, terminou por volta das 21h, mas parte dos foliões seguiu pelas ruas do bairro. Policiais do 9º BPM realizaram operação na região.
Jovens ouviam música alta e dançavam na rua por volta da meia-noite. Pouco antes, uma pequena confusão foi registrada no cruzamento da José do Patrocínio com a Rua da República. Um homem desferiu um soco contra outro e fugiu em seguida. O agredido foi socorrido por amigos, e a BM acompanhou a situação.
Uma grande quantidade de lixo foi deixada pelas ruas do bairro, que teve pelo menos um contêiner de lixo virado durante a madrugada.
Confrontos anteriores
Na madrugada de segunda-feira (4), o Batalhão de Choque da Brigada Militar utilizou uma bomba de efeito moral para dispersar um grupo que, segundo os moradores da Cidade Baixa, causava distúrbios na região.
Nas primeiras horas da terça-feira (5), houve novo confronto. De acordo com a BM, frequentadores reagiram arremessando pedras e pedaços de pau contra o efetivo. O policiamento utilizou spray de gás contra a multidão, dispersando o grupo.
De acordo com a prefeitura, uma tonelada de lixo foi recolhida na manhã de terça, após a confusão.