Moradores da Lomba do Pinheiro realizaram manifestações na zona leste de Porto Alegre nesta terça-feira (29). Os protestos foram contra a falta de água que ocorre há três dias na região. O trânsito foi bloqueado na Estrada João de Oliveira Remião, nas proximidades das paradas 6 e 18, e um congestionamento se formou. Também ocorreu ato na Estrada São Francisco, perto da Afonso Lourenço Mariante.
Conforme os moradores, há cerca de três dias o fornecimento de água está instável na localidade. Algumas residências nem receberam água nos últimos dias. Situação que conta com o agravante do calor acima da média na Capital.
— Eu estou tomando banho no trabalho. Tenho duas irmãs pequenas e fica difícil para cuidar. Quando vem a água, a gente corre para abrir as torneiras e encher baldes — conta Vitória Garcia, de 18 anos, funcionária de uma rede de lojas da Capital.
A reportagem entrou em contato com Departamento Municipal de Água e Esgosto (Dmae). Conforme o órgão, um problema na Estação de Tratamento de Água Belém Novo gera falha no abastecimento. A previsão é restabelecer o fornecimento de água entre a noite desta terça e a madrugada de quarta-feira (30).