O porto-alegrense costuma usar a expressão "calor senegalês" para se referir a dias muito quentes, como esta terça (29), quando a temperatura em determinado momento da tarde atingiu 37°C, com sensação térmica superior a 40°C. Para saber se a referência ao país africano é válida, a reportagem de GaúchaZH foi ao Centro Histórico e conversou com senegaleses que vivem na Capital.
– Eu acho que dá pra chamar de "calor gaúcho" mesmo. A temperatura está parecida. Mas lá tem lugares com muito mais calor do que aqui – diz Momat Dialo, natural de Dakar, que trabalha na região central de Porto Alegre.
Reclamando do calor, Alassane Mboup ressalta que no Senegal as temperaturas também são baixas em alguns períodos do ano. No verão, porém, não seria errado usar o termo "calor senegalês" para se referir à alta temperatura registrada.
– Há lugares em que faz 15°C. Mas em outros é mais quente. Dá pra usar a expressão, sim – diz Mboup, destacando que as temperaturas ultrapassam os 40°C em alguns dias do ano.