Um dos pontos mais procurados pelos porto-alegrenses para lazer desde a inauguração, a orla do Guaíba revitalizada já teve de tudo: vários tons no pôr do sol, rolezinho para curtir funk, apresentação de Fórmula-1 e a volta da festa de Ano-Novo de Porto Alegre.
A influência do novo espaço na vida de quem vive na Capital se mostra não só nos fins de semana, quando o espaço fica lotado, mas também em dias úteis, quando visitantes aproveitam para pedalar e curtir a paisagem em manhãs e tardes.
A revitalização do primeiro trecho começou em 2015 e compreende 1,3 quilômetro entre a usina e a Rótula das Cuias. A inauguração ocorreu em junho de 2018.
Veja a comparação entre imagens do projeto, desenvolvido pela equipe do arquiteto Jaime Lerner, e fotos atuais:
Com uma ponta que avança pelas águas, o atracadouro da orla é o ponto em que visitantes sobem a bordo das embarcações que oferecem passeios terísticos pelo Guaíba. Situado logo atrás da Usina, a estrutura foi inaugurada em março.
Arquibancada e bares dividem espaço no ponto, onde o público aproveita o local para sentar, comer e beber.
Arquibancada, gramado e deck costumam ficar lotados por visitantes, principalmente nos fins de semana. Na foto, o local aparece com menos árvores e plantas do que na ilustração do projeto.
Passarela sobre as águas fica depois dos bares, na direção oposta à Usina do Gasômetro. O local também é ponto disputado entre os visitantes.
Visão geral do espaço tem menos verde na comparação entre projeto e foto atual.