O primeiro dia de operação da faixa preferencial para ônibus e lotações na Avenida Ipiranga, na zona leste de Porto Alegre, teve avaliação positiva da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Nesta segunda-feira (14), a pista da direita da via no sentido Centro-bairro, da Elias Cirne Lima à Antônio de Carvalho, passou a ser reservada aos veículos de transportes coletivo e seletivo entre 16h e 20h.
— Tivemos equipes no local para fiscalização e orientação, e o funcionamento foi muito bom. Houve respeito — analisa Paulo Ramires, gerente de fiscalização de trânsito do órgão.
Um dos facilitadores para o início tranquilo da operação é a época do ano: há menos gente na cidade e as férias escolares e das universidades reduzem o fluxo. Uma avaliação mais precisa poderá ser feita após a normalização (ou seja, o aumento) do tráfego na região. Enquanto isso, os condutores vão se habituando.
GaúchaZH acompanhou o início da alteração e flagrou algumas irregularidades. A EPTC diz que os carros que o órgão observou no corredor estavam fazendo o permitido: utilizaram o espaço para ingressar em um estacionamento ou fazer conversão. Também afirma que, quando o relógio marcou 16h, os automóveis estacionados no local foram retirados por seus proprietários.
Justamente pelo fato de o tráfego estar abaixo do normal, Ramires ainda não tem uma avaliação do quanto o tempo de deslocamento para ônibus reduziu. Mas, conforme a EPTC, percorrer os 900 metros deve cair de cerca de 12 minutos para três minutos. Seis linhas passam pelo local.
A circulação na faixa ou via de tráfego preferencial é considerada infração gravíssima, passível de multa de R$ 293,27 e sete pontos na CNH.