A presidente da Câmara Municipal de Porto Alegre, Mônica Leal (PP), escolheu o auditor de carreira do município e professor universitário Sílvio Luis da Silva Zago para ocupar a Diretoria-Geral do Legislativo. Filiado ao PP desde 2014, Zago está na prefeitura há 24 anos no cargo de auditor interno de controle e foi o idealizador do Portal da Transparência da cidade.
Zago é o segundo nome escolhido por Mônica para o comando de gestão da Câmara. O primeiro escolhido para o cargo foi Tarso Boelter (PP), que pediu afastamento na segunda-feira (7), após GaúchaZH revelar que ele e mais oito pessoas foram indiciadas pela Polícia Civil por irregularidades cometidas quando Boelter era diretor-geral do Departamento de Esgotos Pluviais (DEP). A ele, foram atribuídos os crimes de peculato, corrupção passiva, falsidade ideológica, uso de documento falso e organização criminosa.
— Sou do controle interno. A gente tem como missão proteger os ativos públicos, os ativos que são do povo. As pessoas me conhecem e verão os resultados. Por mais que seja pouco tempo, um ano, a gente pode melhorar muito a relação com a sociedade, com o cidadão, dar mais conhecimento aos gastos públicos. A gente que é servidor tem amor pela coisa pública — avaliou Zago.
O novo diretor-geral tem graduação em Ciências Contábeis pela UFRGS, especialização em auditoria e perícia pela PUCRS e mestrado em Economia com ênfase em controladoria pela UFRGS. Com experiência de docência na graduação e pós-graduação, Zago lecionou, em 2018, sobre o tema de orçamento público na faculdade do Senac. Esta será a primeira passagem dele pelo Legislativo.