Por volta das 16h desta terça-feira (11), a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Porto Alegre registrou 37,4ºC, a maior temperatura do ano na Capital — maior até do que os 35ºC e 37ºC registrados hoje em Cuiabá (MT) e no Rio de Janeiro, respectivamente. Até então, a máxima da Capital tinha sido de 36,5ºC, em 9 de fevereiro de 2018.
No Estado, a temperatura mais alta foi em Campo Bom, no Vale do Sinos: 39,3ºC – a mais alta do ano no RS. É de se estranhar que ainda na primavera já se tenha batido a máxima do ano, registrada no verão. Mas, de acordo com o meteorologista da Somar Jonas Ribeiro, o fenômeno não é tão atípico:
— Temos a junção de alguns fatores que possibilitaram essa temperatura elevada. O primeiro é, claro, estarmos em período de transição para o verão.
Além disso, Ribeiro explica que, a frente fria que se afastou do Estado há 10 dias deixou uma massa de ar seco e frio na região. Assim, tivemos os dias com manhãs de temperatura amena, sol e calor à tarde. Agora, com a chegada de uma nova frente fria, os termômetros registram um fenômeno chamado de calor pré-frontal.
— Os sistemas frontais, como a frente fria, provocam o aquecimento da temperatura nas áreas adjacentes a ele na direção do deslocamento — explica Ribeiro.
Para o meteorologista, o mais atípico para a época foram os registros de geada e temperatura baixa:
— O mais curioso é ver essa variação tão grande no clima, especialmente considerando a geada que foi registrada há poucos dias.
Ainda na noite de terça-feira, uma frente fria chega ao sul gaúcho e provoca pancadas de chuva na fronteira com o Uruguai. Na quarta-feira (12), as precipitações se espalham pelo Estado, com risco de temporal com descargas elétricas, rajadas de vento acima dos 70km/h e granizo. Na quarta, os termômetros devem variar entre 25ºC e 34ºC em Porto Alegre.