
Dezembro se aproxima com a promessa de um friozinho tipicamente natalino, mas muito atípico para a estação. Os meteorologistas esperam para o Rio Grande do Sul, já no primeiro fim de semana, uma queda de temperatura para todo o Estado, que deve atingir o ápice na segunda-feira (3) com a chegada de uma massa de ar frio.
— Essa frente fria vai influenciar principalmente a temperatura da madrugada e da manhã de segunda-feira — afirma o meteorologista da Somar Caio Guerra.
Na Serra, os termômetros devem marcar 5°C em São José dos Ausentes. Na Campanha, a segunda-feira amanhece com 7°C em Bagé. As marcas também ficarão abaixo de 10°C em outras cidades: Vacaria, com 6°C; Caxias do Sul e Jaguarão, com 8°C; e Alegrete, com 9°C. Mesmo à tarde, a temperatura não deve subir muito nos primeiros dias de dezembro. Em Porto Alegre, as marcas ficam mais baixas na terça-feira (4), quando os termômetros podem marcar 11°C pela manhã.
A onda de frio, porém, não se demora muito no Estado. Com a passagem da frente fria, a temperatura sobe gradualmente e o calor retorna até o fim da primeira semana de dezembro. Mesmo às vésperas do verão – que começa no dia 21, às 20h22min –, a faixa de temperatura esperada para o mês deve se manter estável em relação ao anterior, com dias quentes e madrugadas frias.
Dezembro será mais seco
Depois de um novembro chuvoso, em que os acumulados somaram o dobro do esperado em algumas regiões do Estado, os guardas-chuvas vão ganhar recesso de fim de ano. Isso porque os modelos climatológicos da Somar Meteorologia apontam chuva abaixo da média para o Rio Grande do Sul em dezembro.
Enquanto a primeira metade do mês promete tempo mais seco no Estado, as precipitações mais expressivas devem se concentrar na segunda quinzena de dezembro.
— Vamos ter um janela de tempo seco mais longa, que predominará especialmente nos dias primeiros 10 dias do mês — afirma Guerra.
A previsão de um dezembro mais seco não significa, contudo, ausência de chuva. São esperadas precipitações mesmo para as regiões nas quais o desvio negativo será mais acentuado, como Norte e Fronteira Oeste.