Depois de 10 dias com o predomínio do sol no Rio Grande do Sul, a instabilidade retorna ao Estado. Ainda na noite de terça-feira (11), uma frente fria chega ao sul gaúcho e provoca pancadas de chuva na fronteira com o Uruguai. Na Capital, o destaque da terça foi a temperatura máxima, de 37,4ºC, a maior do ano em Porto Alegre. Na quarta-feira (12), as precipitações se espalham, com risco de temporal com descargas elétricas, rajadas de vento acima dos 70km/h e granizo.
— Além do choque entre a massa de ar quente que já atua no Estado e o ar frio, a frente chega (ao RS) reforçada por um sistema de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Paraguai e a umidade que sopra da Amazônia, o que causa as tempestades mais intensas — afirma o meteorologista da Somar Jonas Ribeiro.
A quarta-feira já amanhece com chuva no Sul e no Oeste. Ao longo do dia, a instabilidade vai se espalhando para todas as regiões do Estado. Há previsão de acumulados acima dos 60mm, com destaque para o extremo Sul, onde podem ocorrer alagamentos. Além disso, há risco para granizo na Fronteira Oeste, especialmente em Alegrete, São Borja, Uruguaiana e São Gabriel, e na Campanha, em Dom Pedrito e Bagé.
A temperatura apresenta uma leve queda em relação à de terça-feira por conta da instabilidade, mas a sensação ainda será de abafamento. A mínima, de 15ºC, está prevista para Chuí, no Sul, e a máxima, de 34ºC, na Capital.
Em Porto Alegre, a terça-feira foi de sol e calor. A temperatura mínima foi de 21,5ºC e a máxima de 37,4ºC. Na quarta, os termômetros devem variar entre 25ºC e 34ºC. Assim como no Norte e no restante da Região Metropolitana, na quarta, a temperatura permanece bastante elevada durante a tarde e a chuva ocorre em forma de pancadas entre a tarde e a noite.
Chuva continua até o final da próxima semana
Na quinta-feira (13), a frente fria já começa a se afastar do Rio Grande do Sul, mas o sistema de baixa pressão atmosférica que atua sobre o Paraguai e o corredor de umidade que vem da Amazônia mantêm as nuvens carregadas. A precipitação ocorre intercalada com períodos de tempo firme que garantem calor à tarde. Por conta da umidade mais alta, a sensação de abafamento deve ser ainda maior. Chuva forte é esperada na Serra, no Oeste, na Região Central e na Região Metropolitana. Nas demais regiões, ainda há precipitações, mas com menor volume.
No final da sexta-feira (14), outra frente fria deve avançar pelo Rio Grande do Sul, mantendo as pancadas de chuva no Sul e no Oeste. Entretanto, aberturas no tempo e calor também são esperados na sexta. A previsão é de que as precipitações persistam até o final da próxima semana.
Confira a previsão do tempo em algumas cidades:
Capital: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 25°C e máxima de 34°C
Pelotas: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 21°C e máxima de 27°C
Caxias do Sul: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 29°C
Santa Maria: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 24°C e máxima de 29°C
Santa Rosa: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 23°C e máxima de 30°C
Erechim: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 21°C e máxima de 30°C
Uruguaiana: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 23°C e máxima de 28°C
Torres: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 23°C e máxima de 30°C
Tramandaí: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 22°C e máxima de 30°C
Capão da Canoa: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 22°C e máxima de 32°C
Xangri-Lá: tempo instável, com chuva isolada. Mínima de 22°C e máxima de 31°C
Rio Grande: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 21°C e máxima de 24°C
Mostardas: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 20°C e máxima de 28°C
Passo Fundo: pancadas de chuva e trovoadas. Mínima de 22°C e máxima de 28°C
Bagé: chuva intercalada com períodos de tempo nublado. Mínima de 22°C e máxima de 26°C