Uma comitiva partirá de Porto Alegre em direção aos Estados Unidos nesta sexta-feira (23) para buscar parcerias e investimentos direcionados, especialmente, a inovação e infraestrutura para a cidade. O prefeito Nelson Marchezan, vereadores, secretários, empresários e um representante da Aliança pela Inovação visitarão Washington e Nova Iorque até a próxima quinta-feira (29).
Investimentos para a revitalização do 4º Distrito e busca por interessados em parcerias público-privadas (PPP) estão entre os principais objetivos da comitiva — Leonardo Busatto, secretário municipal da Fazenda, acredita que essa será a missão mais importante do governo em ternos de captação de recursos para Porto Alegre.
Em Nova York, com apoio do Consulado-Geral do Brasil, o grupo deve tratar com empresários norte-americanos, ressaltando as alternativas de investimentos na orla, em iluminação pública, em gestão de resíduos, entre outros. Os encontros ocorrerão com o Council of Americas e a Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos.
Já em Washington, a comitiva terá reunião com o Banco Mundial. Luiz Carlos Pinto da Silva Filho, diretor da Escola de Engenharia da UFRGS e membro da Aliança pela Inovação, adianta que será abordado o projeto de revitalização do 4º Distrito (que corresponde a área nos bairros Floresta, Navegantes, São Geraldo, Humaitá e Farrapos).
— O Banco Mundial já conhece e está interessado em discutir como pode apoiar para tirar alguns projetos do papel — relata.
A comitiva irá se reunir com a Deloitte, consultoria contratada pelo Banco Mundial para ajudar a capital gaúcha a identificar os melhores modelos de parcerias público-privadas para cidade, e também deve deve visitar espaços de exemplos já construídos de PPPs, parques e revitalização de áreas degradadas.