Uma cena inusitada intensificou o trânsito e chamou a atenção de motoristas na manhã desta quinta-feira (22) em Porto Alegre. Após um dos pinos de uma carreta soltar, um contêiner caiu e foi abandonado na pista de uma das alças de acesso da ponte do Guaíba, no sentido Interior-Capital. O equipamento ainda bateu no guard-rail da via em direção a freeway. O acidente ocorreu antes das 7h30min.
Quando a reportagem de GaúchaZH chegou ao local, não havia nenhuma sinalização e nenhum responsável pelo equipamento no trecho.
Conforme um funcionário da empresa Giovanella, responsável pelo equipamento, que preferiu não se identificar, a carreta saiu de Rio Grande em direção a Garibaldi, e o contêiner estava vazio. Segundo o relato, após o acidente, o motorista teria comunicado a empresa e a polícia. Ele teria deixado o local para buscar outra carreta, em uma das sedes da transportadora, em Eldorado do Sul, e fazer a remoção do veículo — não há confirmação de se ele voltou ao trecho do incidente.
Comportamento do motorista é incorreto, diz PRF
Em um caso como esse, o condutor deve avisar a polícia pelo telefone 191, o que não foi feito pelo motorista, conforme a PRF. Ele só poderia deixar o local depois da autorização de agentes.
A PRF irá verificar também porque o local não foi sinalizado, o que deveria ter sido feito.
Pouco antes das 9h, a PRF e um representante da empresa chegaram ao local. Por volta das 9h30min, o equipamento foi removido da pista até o canteiro de obras da freeway. Às 13h30min, o caminhão foi retirado do local pela empresa.
O incidente causou muita lentidão no trânsito na região, e caminhões de maior porte não conseguiam acessar o trecho. O fluxo já foi normalizado.