Três escadas rolantes da estação Unisinos da Trensurb, em São Leopoldo, ficaram desligadas novamente, na manhã desta quarta-feira (7). A falha desta manhã, desde o início das operações dos trens, causou transtornos e gerou reclamações de usuários da estação.
Uma equipe da empresa terceirizada que instalou os equipamentos chegou ao local no meio da manhã. Segundo a Trensurb, a manutenção é corretiva e não foi programada. A empresa informa que as escadas ainda estão em testes, e podem passar por essas manutenções e ajustes.
Ainda segundo a Trensurb, uma das escadas deve permanecer parada até a noite de hoje, para passar por uma manutenção mais complexa, que deve envolver movimentação nos componentes da estrutura. As outras duas devem voltar a funcionar nesta quarta-feira, mas sem um horário previsto.
As três escadas rolantes foram colocadas em funcionamento no dia 9 de outubro. O contrato para construção e instalação de seis equipamentos — quatro na Unisinos e dois na estação São Leopoldo — foi assinado em setembro do ano passado com a ThyssenKrupp, ao custo de R$ 3,3 milhões. A empresa ficou responsável por fazer projeto, montagem, instalação, garantias e assistência técnica, além da remoção das escadas estragadas.
A Trensurb precisou realizar quatro licitações para conseguir resolver o problema. Nas duas primeiras, não houve interessados. Na terceira, a concorrência foi aberta e houve vencedora, que chegou a assinar a documentação. Porém, o contrato não previa a retirada das escadas antigas, e a empresa se recusou a fazer o serviço.