Quem aderiu à febre do jogo Pokémon Go, mas desinstalou-o do smartphone depois de capturar muitos monstrinhos da série, agora tem uma boa oportunidade para reativá-lo. A Redenção, em Porto Alegre, deve receber neste domingo (21), a partir das 14h30min, jogadores de diferentes cantos do Estado para batalhar por ginásios, procurar personagens raros e fazer amizades para além do celular.
Batizado de Dia da Comunidade pela desenvolvedora do aplicativo, a Niantic, o encontro ocorre todos os meses em parques públicos dos países onde o jogo é liberado. Durante algumas horas, um pokémon específico aparece com mais facilidade no mapa e conta com uma habilidade exclusiva. As chances de capturar monstrinhos shiny, com cores diferenciadas e habilidades superiores, também aumentam. Neste mês, o protagonista será o Beldum, um pokémon dos tipos aço e psíquico que pode evoluir para o Metagross, um dos mais raros da série.
No Rio Grande do Sul, líderes mobilizam suas equipes por meio de grupos de Facebook e Whatsapp para participar dos encontros. Apenas com ajuda voluntária, o evento contará com 12 coordenadores espalhados pelo parque com uniformes, garrafas d'água, carregadores portáteis e uma tenda para orientar os treinadores. Mas por que dedicar tanto tempo e trabalho em um jogo de celular?
— Fazemos porque temos muito amor ao jogo. Não é só para pegar bichinhos: existe uma filosofia com a qual eu compactuo de cooperativismo, de união e de fazer amizades com pessoas de todas as idades — explica uma das líderes e coordenadoras do evento, a administradora Nara de Oliveira, 46 anos.
Essa filosofia é a mesma que traz pessoas de outras cidades para a Capital. O assistente contábil Lucas Silva, 19 anos, vai vir de Eldorado do Sul com cerca de outros 15 jogadores de ônibus. Ele parou de jogar no ano passado, mas a chegada dos raids (batalhas em grupo contra "chefões") e as trocas de pokémons entre outros jogadores o motivou a voltar a brincar.
— O jogo não dava motivos pro pessoal se juntar. Agora, a galera voltou a jogar, mas participa muito mais por causa da amizade. É como se fosse uma bola de neve — explica Silva, que conta com a ajuda de Nara para aumentar a quantidade de ginásios em Eldorado do Sul.
A brincadeira só começa às 15h, mas os treinadores que chegarem antes das 14h30min receberão brindes surpresas da produtora do jogo. Todos serão convidados a tirar uma foto, que será publicada no site da produtora.
— A Niantic está de olho em Porto Alegre — adianta Nara.
Para caçar pokémons com tranquilidade, é recomendável passar protetor solar, usar boné, tomar bastante água durante a caminhada e levar um carregador portátil para evitar que o celular descarregue repentinamente. Nunca se sabe quando um Beldum pode aparecer.
Dia da Comunidade do Beldum
- Quando: domingo, 21 de outubro
- Que horas: a partir das 15h (concentração às 14h30min)
- Onde: Parque da Redenção, concentração inicial na estátua de buda
- Quanto custa: evento gratuito