Há duas faixas de segurança para atravessar a Avenida Assis Brasil, no cruzamento com a Rua Domingos Rubbo, em Porto Alegre. Uma delas, no entanto, leva as pessoas para uma mureta de concreto, utilizada para delimitar o corredor de ônibus no trecho. Em apenas 10 minutos, a reportagem flagrou pelo menos sete pedestres desorientados com o bloqueio.
O caso foi publicado no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS. Uma das pessoas que se arriscaram foi o aposentado Jaime Martins, 58 anos, que não sofreu um acidente por segundos. Ele notou o obstáculo no meio da rua e, surpreso, correu na direção do terminal de ônibus, quando os coletivos já começavam a andar.
— Comigo, nem foi problema. E se for um idoso com dificuldades para caminhar? Tá bem confuso isso aqui — disse Martins.
Liane Peiter, 49 anos, chegou a ficar espantada por alguns segundos. A doméstica olhou para um lado e para o outro e, sem entender o motivo da barreira, seguiu a outra faixa de segurança.
— Eu fui uma que se ligou. É perigoso, pode até dar morte, né? — espantou-se.
Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), a confusão ocorre por causa das mudanças que estão sendo feitas no trânsito na região devido à construção do empreendimento Medplex Eixo Norte. Agora, quem está na Rua Carlos Silveira Martins Pacheco pode converter à direita para entrar na Avenida Assis Brasil.
A nova travessia e um canteiro fazem parte da revitalização do fluxo no trecho, que começou em junho. De acordo com a EPTC, a empresa responsável pelas alterações, Procon Construções, já foi acionada para apagar a faixa antiga, mas, por causa do tempo chuvoso, ainda não há previsão para que o trabalho seja feito.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
- Usa iPhones? Clique aqui e baixe
- Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.