Aguardar pelas linhas de ônibus 608 (Iapi) e 637 (Chácara das Pedras) à noite se tornou uma tormenta para os passageiros. O terminal, que fica na Praça Dom Feliciano, no Centro Histórico, em Porto Alegre, é tomado pelo breu e pela sensação de insegurança.
O estudante de arquitetura Marcos Maierhofer, 21 anos, passa pelo local diariamente, desde 2015. Conforme seu relato no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS, a praça tem postes de iluminação, mas a luz não chega na parada por causa da altura das árvores. Uma alternativa, para ele, seria colocar luminárias ao lado do terminal.
Atentas para não perder o ônibus — e não se tornar alvos de possíveis assaltos —, as pessoas esperam pelo coletivo com medo de tirar o celular do bolso. Atender a uma ligação ou responder mensagens no dispositivo torna-se uma tarefa apenas para emergências. Se alguém transitar com o passo mais apressado ou com o rosto um pouco coberto pelas roupas, o pavor é instantâneo.
— Às vezes, alguém passa de repente e tu toma um susto. Não dá para ver nada — diz o estudante.
Em nota, a Secretaria de Serviços Urbanos da prefeitura informou que quatro luminárias da praça passaram por manutenção após o contato da reportagem, na sexta-feira (14). Nesta semana, será feita uma vistoria para avaliar a iluminação noturna “visando o conforto visual e da segurança dos pedestres e condutores”. A pasta reitera, ainda, que solicitações de serviços devem ser protocoladas no telefone 156.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
- Usa iPhones? Clique aqui e baixe
- Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.