Após um morador sinalizar buracos com tinta branca no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, foi a vez do asfalto do bairro Sarandi receber uma decoração inusitada. No cruzamento das avenidas Sarandi e General Raphael Zippin, duas crateras foram pintadas com a palavra "Marchezan" ao redor, fazendo alusão ao prefeito Nelson Marchezan.
O caso foi registrado no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS. Cercadas por cavaletes, as deformações do asfalto estão presentes no trecho há pelo menos seis meses — uma em cada esquina. Embora não saibam quem foi o responsável pelas pinturas, moradores relatam que elas foram feitas na semana passada como uma forma de protesto. A advogada Gicelda Julia Dal Bó, 52 anos, até apelidou os locais: "Buracos Marchezan".
— Eu não sei de quem foi a ideia, mas achei fantástica. Um deles começou a abrir mais perto do valão, o outro surgiu dias depois. Agora, tem um se abrindo entre eles, no meio da via. Daqui a pouco, não tem mais rua para a gente passar — diz.
As crateras chamam a atenção tanto pela curiosidade quanto pela preocupação. Há motoristas que evitam fazer a curva para entrar na via com receio do veículo ficar preso acidentalmente. E há pedestres que preferem passar pelo meio da rua.
— Dá medo, mas fazer o quê? Ou tu cai no buraco ou é atropelada — sentencia a prestadora de serviços gerais Raquel Quevedo, 54 anos.
O que diz a prefeitura
Em nota enviada pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, o secretário Ramiro Rosário aponta para o "déficit de drenagem" da cidade. Ele afirma que seriam necessários pelo menos R$ 3 bilhões para que a "cidade tivesse sua estrutura de drenagem próxima ao ideal".
"Ocorrências como estas evidenciam mais uma vez o déficit de drenagem que possui a cidade de Porto Alegre, resultado de décadas de decisões equivocadas, falta de investimentos e irregularidades na prestação de serviços de contratos de manutenção. Temos redes pluviais com mais de 60 anos e insuficientes", constata Rosário no comunicado, ressaltando que a cidade necessita de uma "reestruturação financeira".
O texto informa também que o local já havia sido vistoriado na semana passada pelas equipes da Divisão de Manutenção de Águas Pluviais (Dmap). Os dois buracos precisam de "intervenções através do contrato de pequenas obras", e a equipe responsável fará uma nova vistoria nesta semana para dar início aos reparos na semana que vem. A prefeitura lembra, ainda, que "questões climáticas podem impactar nos prazos".
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
- Usa iPhones? Clique aqui e baixe
- Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.