Para alertar motoristas e chamar atenção de autoridades, um morador da Cidade Baixa, em Porto Alegre, decidiu circular com tinta buracos no asfalto. Desde a tarde de quinta-feira (16), quem passa pela Rua Lopo Gonçalves conta com o auxilio da sinalização incomum.
O responsável pela intervenção é Moises Gomes, 54 anos, que vive e trabalha no local. Dono de uma barbearia, ele decidiu utilizar tinta branca para fazer o alerta. Também foram feitas setas para indicar que há defeitos em várias partes da via. Em alguns pontos, o buraco é tão evidente que os paralelepípedos do calçamento antigo reaparecem.
— Decidi sinalizar porque os motoristas estavam fazendo ziguezague. E também para chamar atenção da prefeitura. A gente também quer que outras pessoas façam — conta Gomes.
Mais de 30 pontos foram pintados num espaço de cerca de 700 metros entre a Rua João Alfredo e Avenida João Pessoa. Gomes acrescenta que um abaixo-assinado chegou a ser encaminhado pelos moradores à prefeitura pedindo melhorias no local, mas que o Executivo não fez reparos na via.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) diz que a Lopo Gonçalves deve começar a receber melhorias a partir da próxima semana. A pasta informa que já realizou serviços em 405 ruas da cidade com a operação tapa-buraco e que o foco é melhorar, primeiramente, as vias com maior circulação.