Andiara Machado dos Santos, 61 anos, levou um susto na tarde de sexta-feira (3): a calçada sobre a qual estava — na Rua Anita Garibaldi, em Porto Alegre — desabou e a faxineira ficou presa durante minutos em um buraco de quase dois metros de profundidade. Por causa dos ferimentos leves e das dores no corpo, passou o fim de semana em repouso, com a perna levantada.
O episódio foi relatado no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS. Por volta das 16h, Andiara saiu do apartamento no qual trabalha para levar os lixos para o ponto onde são recolhidos. Após a queda, ela conseguiu manter apenas a cabeça e os braços para fora do buraco, se segurando com a força do corpo para não ficar totalmente submersa.
Ela afirma que ficou "entalada" apenas por alguns minutos porque duas pessoas, que passavam pelo local, a viram e a puxaram para fora.
— Se eu não tivesse colocado os braços para fora, por sorte, ninguém ia me achar. Acho que minha pressão subiu um monte, era capaz de ninguém mais me achar lá embaixo. Perigo, né? — relembra Andiara, que irá consultar um médico nesta quarta-feira (8) para investigar as dores no corpo.
O interior da calçada estava oco, com água de esgoto cloacal correndo no solo. Para alertar os vizinhos, a analista de sistemas Fatima Zaffonato, 61 anos, para quem Andiara trabalha, colocou barras de metal no buraco e caixotes de madeira no entorno.
— Agora, ninguém do prédio pode entrar ou sair de carro. E se desaba mais pedaços do chão? — questiona Fatima.
O que diz a prefeitura
Após um protocolo ser aberto pelo telefone 156, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) visitou o local no sábado (4) e identificou um “entupimento na rede de esgoto cloacal”. A divisão afirma que consertou a rede de esgoto do trecho e, em até sete dias, irá pavimentar a calçada da rua.
O Dmae alerta, ainda, que a rede estava entupida com “resíduos diversos”, o que teria ocasionado a fragilidade da calçada. Por isso, a orientação é que a população não descarte lixo nas canalizações de esgoto cloacal para não obstruir o encanamento.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
- Usa iPhones? Clique aqui e baixe
- Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.