Em uma quadra de aproximadamente 100 metros da Avenida Ceará, na zona norte de Porto Alegre, três carros abandonados aguardam serem retirados da rua por seus respectivos donos. Dois deles teriam sido deixados há pelo menos dois meses; o mais antigo, estaria parado na via há mais de um ano.
O caso foi relatado no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS. A técnica em enfermagem Dilva Weber, 53 anos, conta que o abandono de carros se tornou comum na região — e na cidade toda, conforme a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC): atualmente, 57 veículos aguardam remoção e 28 estão aptos para leilão por não terem sido retirados, segundo a empresa.
O primeiro a ser largado ali, perto da esquina com a Rua Buarque de Macedo, tem história: foi roubado em 2015, encontrado e até devolvido ao proprietário, conforme dados da Secretaria Estadual da Segurança Pública. Embora esteja praticamente intacto, a lataria acumula limo no teto.
- Não sei se é carro roubado, ou foi largado por não estar mais funcionando. A quadra já é pequena e eles ficam atrapalhando e ocupando espaços que poderiam ser usados por outros moradores - diz.
O que fazer nesses casos
A moradora afirma que não abriu protocolo junto à prefeitura ou a EPTC por medo de uma possível burocracia. Após contato de GaúchaZH, a assessoria informou que irá visitar o local para constatar a situação e verificar se eles têm aspecto de abandono. Como prevê a legislação de trânsito, a equipe volta ao local depois de 30 dias. Somente após isso, a EPTC adesiva o veículo e notifica o proprietário de que ele tem 10 dias para retirá-lo da via, sob pena de remoção.
A assessoria informa que o processo é fácil de ser iniciado: o morador precisa telefonar para os telefones 156 ou 118. Caso prefira, o morador pode enviar um e-mail para o endereço eptc@eptc.prefpoa.com.br, com a localização e descrição do problema. A empresa afirma que somente dessa forma podem-se iniciar os trâmites legais para a remoção do veículo abandonado.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos: iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.