Cansados de pedir o patrolamento de vias para a prefeitura, os próprios moradores resolveram fazer operações tapa-buracos no bairro Ponta Grossa, na zona sul de Porto Alegre. Graças a uma vaquinha que arrecadou R$ 500 com a ajuda de pelo menos cem pessoas, foram consertadas duas ruas: a Dorvalina Rodrigues de Freitas e a Mamonas. Cinco ações foram feitas desde outubro de 2017; se não chover, a sexta deve ser feita neste sábado (21).
O caso foi relatado no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS. O metalúrgico aposentado Manoel Luiz da Silva, 57 anos, conta que, com o dinheiro arrecadado, foram comprados oito cargas de brita em uma madeireira da região. Com o trabalho de 15 moradores em fins de semana, mais de 550 metros foram contemplados. As melhorias, entretanto, são temporárias: a brita acaba sendo levada aos poucos pela chuva e pelos veículos.
— A gente até queria fazer mais pelo bairro, mas precisamos contratar alguém pra fazer isso. Somos um grupo resistente, queremos mudança. Dizem que não é trabalho nosso. Tu preferes esperar pela prefeitura ou fazeres alguma coisa? — questiona Silva, que mora há um ano e meio na região.
Em dias de chuva, a falta de pavimentação transforma as vias em um lamaçal. Morador do bairro há duas décadas, o autônomo Luciano Rosa, 49 anos, conta que os moradores precisam amarrar sacolas plásticas nos pés para se protegerem do lodo.
— Quando chove, tu atolas o carro ou colocas sacolas nos pés. Quando faz sol, enfrentas a buraqueira e estraga todo o carro. Parece que a única solução é se mudar da Ponta Grossa — desabafa.
Ambos relatam que já pediram providências à prefeitura várias vezes, mas a resposta seria sempre a mesma: não há dinheiro. No entanto, se depender de Silva, uma nova operação tapa-buraco será feita na Rua Mamonas neste sábado, caso não chova.
Mudanças só pelo Orçamento Participativo
Em nota, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) informa que as ruas do bairro Ponta Grossa precisam de drenagem, pavimentação e rede de esgoto. A pasta diz que isso pode ser feito somente se for demandado no Orçamento Participativo (assembleias regionais e temáticas ocorrem até 6 de agosto).
A Divisão de Conservação de Vias Urbanas afirma que está trabalhando desde 7 de julho na limpeza dos valos e arroio para, portanto, realizar patrolamentos no bairro — a última manutenção da Rua Dorvalina Rodrigues de Freitas aconteceu em 27 de abril; na Rua Mamonas, em 14 de abril. Devido à instabilidade do tempo, a prefeitura diz que não é possível dar uma previsão para o término da limpeza.