Uma cratera se formou nos últimos dias no calçadão da Avenida dos Andradas, em frente à Praça da Alfândega, em Porto Alegre. O buraco tem cerca de um metro de diâmetro. As pedras da calçada portuguesa acabaram caindo dentro da cratera.
Conforme pessoas que trabalham na região, o vão se abriu há cerca de uma semana, e cavaletes foram colocados pela prefeitura no local. O ambulante Nelson Rocha que atua há anos nas imediações da praça, diz que normalmente ocorrem problemas no calçamento por conta das chuvaradas.
— Quantos dias tivemos de chuva, não é? Quando algumas pedras saem, a gente mesmo recolhe e joga para perto da raiz da árvore ou coloca em algum lugar. Aí, quando a prefeitura vem arrumar, tem as pedras — conta.
Outro vendedor, José Ferreira, aposta que a chuva é responsável pelo buraco:
— A cidade tá toda esburacada. Acontece, aqui, de alguém tropeçar e cair. A gente até ajuda a levantar.
A prefeitura de Porto Alegre informou que ficou sabendo do problema no último dia cinco, e que uma equipe da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos esteve no local nesta terça-feira (10). A causa da abertura da cratera não foi constatada. Na quarta-feira (11), técnicos do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) devem analisar o problema.
Não há prazo para conserto do pavimento porque a região é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Somente após exame do local, a prefeitura deve procurar o Iphan para saber como proceder na colocação das pedras.
Em 2011, a Praça da Alfândega foi revitalizada por meio de um projeto do governo federal com objetivo de melhorar áreas históricas das principais cidades do país. No local, houve melhorias no piso de pedras portuguesas, de iluminação e de paisagismo.