Moradores da Rua Freire Alemão, no bairro Mont'Serrat, estão sentindo os transtornos de uma obra inacabada do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) há meses em Porto Alegre. Próximo do cruzamento com a Rua Anita Garibaldi, há paralelepípedos na calçada e cavaletes sinalizando um buraco na rua.
Conforme moradores, o Dmae abriu o buraco rente à calçada há mais três meses para um conserto em uma rede. A abertura foi tapada com terra e os cavaletes ficaram no local, assim como os paralelepípedos retirados da rua, que foram colocados na calçada.
Com as chuvas, no entanto, o buraco está se abrindo novamente. O problema preocupa moradores porque a cratera fica próxima da entrada de um prédio, o que atrapalha os motoristas:
— Taparam o buraco com terra e nunca mais voltaram. Com as chuvas que temos enfrentado, está se abrindo outro buraco em frente à nossa garagem, quase obstruindo a entrada. Fizemos várias reclamações no 156 e sempre prometem vir para consertar — desabafa Adriana Correa, moradora do prédio.
Além dos transtornos com a pilha de pedras na calçada, moradores temem que o buraco volte a ficar ainda maior, principalmente com os dias de chuva.
— O Dmae já veio aqui. Fazem os mesmos questionamentos, mas nada é feito. Atrapalha porque é uma rua movimentada durante a semana, e o buraco acaba tirando vagas de estacionamento da rua. A gente fica com medo de que se abra novamente e que os carros acabem sendo engolidos — afirma Lisiane Brochier, atendente de uma loja na região.
Contatado pela reportagem, o Dmae disse que o conserto da rede foi realizado no dia 16 e que a repavimentação está programada para esta sexta-feira (20).
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.