Uma área ao lado do trecho renovado da orla do Guaíba deve se transformar em "aperitivo" da revitalização do Cais Mauá. O consórcio gestor da obra planeja inaugurar em março o espaço de 40 mil metros quadrados junto à Usina do Gasômetro, com estacionamento, área de alimentação, praça e showroom.
Eduardo Luzardo da Silva, que assumiu a gestão do projeto do Cais há um mês, pretende que a cerca construída nas gestões anteriores junto à Usina seja removida, possibilitando por ali o acesso à nova área de lazer. Os seis pavilhões que envolvem o armazém A7 (não tombado) deverão receber um showroom do projeto.
As tratativas já começaram. A direção da Cais Mauá do Brasil convidou operadoras de estacionamentos a apresentarem projetos e custos para o espaço. Em paralelo, empresas de entretenimento também foram chamadas a participar. Os recursos necessários para essa obra temporária virá de quem oferecer a melhor proposta. O vencedor irá usufruir do espaço por um período determinado, já que o uso do terreno está contemplado na fase dois. A intenção é começar as obras em novembro, liberar a área para estacionamento em dezembro e a entrega total é projetada para março de 2019.
Enquanto isso, Luzardo e sua equipe negociam com seis empresas a restauração dos armazéns tombados (fase um). Até o fim de novembro, deve ser conhecido quem irá realizar a intervenção. Se todos os obstáculos forem vencidos, a recuperação deve começar em janeiro de 2019 e durar até março de 2020. Os projetos das fases dois e três estão sendo revistos.