Depois de Canoas e Esteio acolherem imigrantes que fugiram da crise no país governado por Nícolas Maduro, 70 imigrantes venezuelanos devem desembarcar em Porto Alegre na próxima semana. A informação foi confirmada pela secretária de Desenvolvimento Social da prefeitura da Capital, Denise Russo, em entrevista ao programa Estúdio Gaúcha, da Rádio Gaúcha, na noite desta quinta-feira (20).
A titular da pasta informou que o desembarque dos imigrantes está programado para a próxima terça-feira (25). A ação faz parte do programa de interiorização do governo federal. A informação havia sido adiantada na quarta-feira (19), pelo ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, à coluna de Rosane de Oliveira.
Eles ficarão alojados na cidade por meio de convênio do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) com a entidade filantrópica Aldeias Infantis SOS, e o Executivo municipal vai auxiliar na assistência social.
— Com certeza o município entra com o apoio da sua rede de assistência da saúde e da educação. Tanto que a primeira atividade que a gente deve fazer com eles é o cadastramento, verificação de quem são essas pessoas, as necessidades de escolas, encaminhamento de cartão de do SUS (Sistema Único de Saúde) — disse a secretária, salientando que também será analisada a possibilidade de empregos para os venezuelanos.
Denise destacou que ainda não foi informado o número exato de famílias que vão desembarcar na Capital, apenas o número de pessoas. Elas ficarão alojadas em cinco casas compartilhadas. No entendimento da secretária, o convênio que garante a moradia aos imigrantes facilita o trabalho da prefeitura no processo.
— É um trabalho humanitário. Porto Alegre é uma cidade solidária. Precisamos nos organizar. Que pese todos os nossos problemas, nossa situação, a gente não pode deixar de olhar essa situação que está grave e que está cada vez mais resultando em um problema grande lá na fronteira. A gente vai fazer a nossa parte.
Interiorização
Desde o início de setembro, o Rio Grande do Sul está recebendo venezuelanos vindos de Roraima. Canoas e Esteio foram os primeiros destinos dos imigrantes. Cachoeirinha, na Região Metropolitana, e Chapada, no Norte, também devem receber os estrangeiros na próxima semana — terça (25) e quinta-feira (27). Santo Antônio da Patrulha, no Litoral Norte, demonstrou interesse em participar do processo.
Confira abaixo a entrevista na íntegra: