Quadro Estamos em Obras, no programa Acerto de Contas do último final de semana. Domingos, às 6h, na Rádio Gaúcha. Com Jocimar Farina
O trecho revitalizado da orla do Guaíba vai completar três meses de uso na próxima semana. Quando inaugurou o espaço, em junho, a prefeitura estimava que dois dos cinco espaços gastronômicos construídos no local abririam suas portas em agosto. Esse prazo foi ampliado para setembro e, agora, para outubro.
Além de garantir um ponto para venda de bebidas, lanches e refeições, os bares e restaurante vão oferecer mais banheiros, queixa comum dos frequentadores da orla.
O primeiro que deverá entrar em funcionamento é o restaurante Orla 360. O empresário Edemir Simonetti afirma que já foram projetados o mobiliário da cozinha, do salão e da parte externa e agora eles estão sendo montados. Sua expectativa é que a inauguração ocorra até o dia 8 de outubro.
O local ofertará almoço, happy hour e jantar, com grande variedade de chope e venda de hambúrguer no fim de tarde. O valor das refeições deverá ser o "mais acessível possível", segundo Simonetti, e irá variar entre R$ 30 e R$ 60.
O segundo que irá funcionar é o bar Sheik Burguer, especializado em comida árabe. De acordo com a empresária Soraia Maria Saloum Rosso, mais conhecida como Tia Carmen — que deu nome à casa noturna Carmen’s Club — o estabelecimento já está recebendo e testando os dois fornos necessários para assar os pratos típicos da culinária.
Dois dos outros três bares já tiveram seus permissionários escolhidos. A assinatura dos contratos ocorreria na semana passada, mas houve adiamento. A loja dois será administrada pela Bonan Picon Pizzeria. Já a loja três teve como vencedor o Bar do Espartano. Eles ainda precisarão apresentar seus projetos para que a prefeitura os aprove. Somente após esta etapa, os permissionários receberão permissão para montar seus estabelecimentos. Se os mesmo prazos forem observados, os espaços não serão abertos antes de dezembro.
Já o último bar ainda não teve a concorrência relançada. A disputa realizada em agosto foi considerada fracassada.