A revitalização em um dos cartões postais de Porto Alegre se aproxima da conclusão. A promessa da prefeitura é de que, em dezembro, o Largo dos Açorianos volte a ser usado pela população.
A retirada dos tapumes do espaço no Centro Histórico revelará uma série de mudanças: arquibancada, novos calçamento e iluminação, escadarias e espelhos d'água que vão refletir a famosa Ponte de Pedra e a vegetação. É justamente nessas alterações que consiste a fase final da obra — quem passa pela Borges de Medeiros, em um nível mais alto da via, já pode ter um aperitivo do que encontrará por lá futuramente.
Conforme a prefeitura, falta terminar a concretagem, o gramado no entorno dos dois espelhos d'água e a iluminação. O espelho dois, próximo à Borges, precisa ter o piso finalizado e ganhará uma nova estrutura, que fará a água circular entre os espelhos, um de cada lado da avenida.
A ordem para início da reurbanização foi assinada em outubro de 2016, com a empresa Elmo Eletro Montagens Ltda, vencedora da licitação. O término dos trabalhos deveria ocorrer em maio de 2017. Conforme a Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), o prazo foi estendido por causa de atrasos no cronograma por parte da empresa contratada e por interferências, que não estavam previstas, em redes subterrâneas do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) e da rede de alta tensão da CEEE.
Orçada em R$ 4,68 milhões, a obra teve o investimento elevado para R$ 5 milhões. A expectativa do Executivo é de que montante não seja novamente alterado.
A revitalização do espaço foi dividida em três partes. A primeira consistiu em melhorias no Monumento aos Açorianos e a segunda no restauro da Ponte de Pedra — ambas já foram concluídas. A terceira e última inclui a revitalização do entorno da ponte, com espaços os que serão disponibilizados ao público. Ao longo do trabalho, foram feitas limpezas no fundo dos espelhos d'água, com a retirada do material orgânico do local, que foram esvaziado há mais de dois anos.
Até o momento, nenhuma empresa manifestou interesse, junto a prefeitura, em adotar o local e ficar responsável pela manutenção do espaço após a conclusão das melhorias.