Depois de seis dias interrompido, o recolhimento de lixo em Alvorada deve recomeçar ainda na tarde desta quinta-feira (13). Ao menos esta é a promessa que a Ecopav fez há pouco para a prefeitura. Diferentemente da previsão feita nesta quarta-feira (12) e que não se concretizou, a empresa responsável pela coleta obteve hoje na Justiça o desbloqueio do dinheiro mensal que é depositado pelo município da Região Metropolitana.
A informação foi repassada à reportagem pelo secretário de limpeza urbana da cidade, Airton Pacheco. Com a verba, a Ecopav pagará os salários atrasados de seus funcionários, que retomarão o serviço nas ruas da cidade na Região Metropolitana.
A prefeitura garante que dois caminhões extras reforçarão a frota. O mutirão pretende normalizar o recolhimento até o próximo sábado. Caso uma nova decisão na Justiça volte a bloquear a verba da Ecopav, o secretário revelou que existe um plano B: tentar a rescisão contratual e chamar uma empresa em caráter emergencial. Somente neste mês, a prefeitura, que mantém os depósitos em dia, já fez duas notificações à empresa devido à paralisação do serviço devido ao não pagamento dos funcionários.
GaúchaZH entrou em contato com a empresa Ecopav, tanto na filial de Porto Alegre quanto na matriz, em São Paulo, mas até agora não obteve retorno sobre o caso de Alvorada.