Porto Alegre era um dos principais polos produtivos do Brasil no começo do século 20. Com o crescimento urbano, as fábricas se viram impelidas a buscar áreas mais acessíveis e baratas. O que você sabe sobre os tempos de ouro da indústria na Capital?
Gostou do quiz? Saiba onde você errou e veja curiosidades sobre o assunto:
— Em uma área com prédios em demolição na Rua Visconde de Pelotas, no bairro Santa Maria Goretti, Zona Norte (entre Sertório e Assis Brasil), uma empresa ganhou destaque nacional por sua produção. A Zivi-Hércules ganhou notoriedade pela produção de facas, tesouras e talheres. Na década de 1930, a empresa localizada em Porto Alegre foi a primeira do país a lançar talheres feitos de aço inoxidável. A matéria-prima vinha diretamente da Alemanha. Posteriormente, a empresa passou a funcionar sob a marca Mundial
— A primeira marca de doce de leite industrializado do Brasil surgiu em Porto Alegre, em 1967, e pouco depois ganharia fama sob o nome de Mu-Mu. Ficava localizada na Avenida Ipiranga, onde se instalou em 1963. No final dos anos 1990, transferiu-se para Viamão e, hoje, está localizada no município de Arroio do Meio. Na época em que a unidade da Ipiranga foi erguida, as condições da região eram tão precárias que a empresa instalou tanques de lavar roupa no pátio para uso da vizinhança.
— A Pepsi chegou ao país pelas mãos de um português chamado Heitor Pires e se instalou na Avenida Praia de Belas, entre Bastian e Marcílio Dias — hoje abriga um prédio comercial e um estacionamento conectados ao shopping Praia de Belas. A antiga fábrica tinha uma série de janelas de vidro que permaneciam abertas e atraíam diariamente a atenção de curiosos interessados em acompanhar, da calçada, parte da linha de produção.
— Quem circula pelo bairro Navegantes depara hoje com um gigantesco prédio fechado na Avenida Cairu — que já foi o maior da região e chegou a ser depredado pela população durante a II Guerra Mundial por abrigar uma empresa com sobrenome alemão. Muitos moradores de Porto Alegre não sabem, mas a cidade lançou a primeira fábrica de chocolate do país por meio da Neugebauer, em 17 de setembro de 1891 — as guloseimas inicialmente eram vendidas a cavalo de porta em porta. A unidade na Cairu, mais tarde, produziu chocolates e bombons, mas também balas, pães doces e achocolatado.
— Antes de virar o Shopping Total, o prédio localizado na Avenida Cristóvão Colombo era o endereço da cervejaria Brahma. Aquela área antes abrigava outra cervejaria: o prédio onde hoje funciona o Shopping Total foi erguido — com projeto do renomado arquiteto Theo Wiederspahn — em 1911 para abrigar a Cervejaria Bopp. Com isso, a Bopp se tornou a principal empresa cervejeira do sul do país. Em 1924, uma fusão com outras empresas criou a Cervejaria Continental — primeira a produzir e beneficiar malte genuinamente brasileiro. Na década de 1940, a Continental foi adquirida pela Brahma.
— Porto Alegre já teve uma das principais fábricas de carrocerias do país, localizada ao lado do Hospital Cristo Redentor, na Zona Norte: a Eliziário. Em 1916, com apenas 15 anos, um jovem chamado Eliziário Goulart da Silva começou a trabalhar em uma marcenaria e logo demonstrou talento para adaptar e construir carrocerias. Anos depois, comandaria uma empresa que ganhou destaque em todo o país pela qualidade de suas carrocerias - a Eliziário. Posteriormente, seria vendida e acabaria incorporada pela atual Marcopolo. A antiga fábrica junto à Avenida Assis Brasil não existe mais.
— Um dos bairros de metro quadrado mais caro de Porto Alegre já abrigou uma fábrica de cigarros da Souza Cruz, em meio a uma zona hoje tomada por residências: o Moinhos de Vento. A empresa mantinha uma unidade localizada no cruzamento entre as ruas Marquês do Pombal e Dr. Timóteo. Moradores contam que a fábrica exalava um cheiro de tabaco que afetava diferentes pontos do bairro conforme a direção do vento. O prédio começou a operar em 1928 e, atualmente, deu lugar a um condomínio de edifícios.