Subiu para 46 o número de escolas municipais com atendimento afetado por causa da greve dos municipários em Porto Alegre. Segundo a Secretaria de Educação da Capital, as 99 escolas da rede estão abertas e recebendo alunos. Dessas, 49 estão com aulas normais, e 46, foram impactadas de alguma forma pela paralisação. A secretaria afirma que não conseguiu contato com as outras quatro escolas até meio-dia desta quarta-feira (8).
Todas as 218 escolas da rede comunitária, formada por instituições parceiras da prefeitura, também estão com serviços integrais. Das escolas infantis, nove têm atendimento parcial. Ainda segundo a prefeitura, a Educação Infantil está com funcionamento normal para as 30 mil crianças atendidas.
A secretaria orienta os pais a levarem seus filhos nas escolas e buscarem informações com cada direção. O recesso ocorreu de 30 de julho até 3 de agosto.
Os professores se uniram aos municipários, que exigem o fim do parcelamento de salários, a reposição da inflação nos seus salários, entre outras reivindicações.