A empresa responsável pelo tráfego em Porto Alegre não esconde a surpresa com o movimento na orla do Guaíba. Os problemas que surgiram já eram esperados, mas surpreenderam a EPTC pelo volume — não estava nos planos, por exemplo, tamanho interesse do público da Região Metropolitana pelo novo espaço.
Mobilizada para mais um final de semana de tempo firme (embora mais frio, conforme a previsão meteorológica), a empresa aposta em informar melhor as formas alternativas de acesso e distâncias.
— Acredito que as pessoas não se dão conta de que algumas distâncias são muito pequenas. Da estação Mercado da Trensurb ou do Terminal Parobé, de ônibus, não dá mais de 20 minutos de caminhada até a orla. De BikePoa, então, menos ainda. Esse tempo, às vezes, é menor do que do local em que conseguiram estacionar — declara Clark Carballo, coordenador do Posto de Controle Avançado Centro, da EPTC, e responsável por coordenar as ações no final de semana.
Segundo a empresa, neste final de semana 22 agentes estarão na orla das 6h à meia-noite, além dos que monitoram trânsito e tempo dos semáforos pelo Centro Integrado de Comando. Em três pontos, haverá viaturas da EPTC: na esquina da Avenida Loureiro da Silva com a Rua Ibanor José Tartarotti, na rótula do Gasômetro e na Praça Brigadeiro Sampaio. A empresa também intensificará as respostas pelo número de atendimento, o 118. Os agentes de campo fiscalizarão questões como o estacionamento a menos de cinco metros das esquinas, que atrapalham os ônibus, e o bloqueio em garagens de residências no Centro.
Além de listar 30 linhas de ônibus que atendem a Usina, o mapa divulgado pela empresa aponta quatro pontos em que há estacionamento privado e as vias em que o estacionamento é permitido aos finais de semana e em dias úteis. Em relação aos flanelinhas, a orientação da EPTC faz a ressalva de que não tem poder de polícia para coibi-los, mas ressalta a importância de não obedecer a orientações de trânsito e de estacionamento deles. Em casos de cobrança abusiva, os agentes podem ser comunicados para que acionem a Brigada Militar e Guarda Municipal.
Um ponto que promete melhorar já neste final de semana é o acesso de táxis e motoristas de aplicativos à região. Será estabelecido um ponto de embarque e desembarque na Loureiro da Silva, próximo à Câmara de Vereadores, longe do fluxo mais intenso de acesso à orla. Também na Loureiro da Silva, a EPTC promete intensificar o resguardo às paradas de ônibus, que foram atrapalhadas pelo estacionamento de veículos no final de semana passado.
Sobre futuras vagas de estacionamento, a EPTC prospecta parceiros interessados em manter as atividades aos finais de semana. O restaurante Casa do Gaúcho, a sede da Associação dos Dirigentes de Marketing e Vendas do Brasil (ADVB) e o Centro Administrativo Fernando Ferrari já foram procurados, mas ainda não há acerto.
Linhas que atendem a Usina aos fins de semana:
Sentido bairro:
- 188 ASSUNCAO
- 2731 BELEM NOVO/HIPICA(VIA SCHNEIDER)
- 2733 BELEM NOVO/HIPICA/VELUDO (VIA SCHNEIDER)
- 397 BONSUCESSO
- 255 CALDRE FIAO
- C4-1 CIRCULAR BALADA SEGURA
- 282 CRUZEIRO DO SUL
- 394 M A P A
- 272 MORADAS DA HIPICA
- 2821 PEREIRA PASSOS
- 178 PRAIA DE BELAS
- 244 SANTA TERESA
- 2441 SANTA TERESA/VIA MARIANO DE MATOS
- 346 SAO JOSE
- 3462 SAO JOSE/SANTA CATARINA
- 176 SERRARIA (RODOVIARIA)
Sentido Centro:
- 188 ASSUNCAO
- 4332 VILA JARDIM via GASÔMETRO
- 4924 PETROPOLIS / SESC (MOB)
- 4923 PETROPOLIS/SESC/DOMINGOS
- 178 PRAIA DE BELAS