Apresentado nesta terça-feira (12), o projeto Pontal, que deverá ocupar a área do antigo Estaleiro Só, na zona sul de Porto Alegre, terá de entregar uma série de contrapartidas firmadas em um termo de compromisso com a prefeitura. A maior delas, um parque público com cerca de três hectares, terá um protótipo com 10 mil metros quadrados a partir de 7 de julho.
A área de lazer junto à orla do Guaíba terá deck de madeira, palco multiuso, bicicletário, quadra de areia e espaço para food trucks. Uma espécie de "prainha" à beira do Guaíba será voltada à prática de esportes náuticos, como stand up paddle. O parque oficial só deve ser entregue ao final da obra. A previsão da construtora Melnick Even é de que os trabalhos tenham duração de 40 meses a partir do início do próximo ano — a conclusão, portanto, seria em 2022.
Obras viárias, ciclovia e pontos de ônibus estão entre as outras exigências do município para a construção do empreendimento, que deve ter uma torre de 84 metros de altura na área entre a Fundação Iberê Camargo e o BarraShoppingSul. Veja o que prevê o termo de compromisso firmado com a construtora Melnick Even.
As contrapartidas
— Executar obra de proteção contra cheias
— Plataforma para estação de transporte coletivo próxima à Fundação Iberê Camargo
— Plataforma para estação de transporte coletivo junto ao Parque do Pontal
— Via local entre o empreendimento e o Parque da Orla com bolsões para estacionamento público e paraciclos
— Rua local entre a Avenida Padre Cacique e o empreendimento para evitar interferência no trânsito para a Zona Sul
— Reformulação geométrica e funcional para ganho de segurança e capacidade viária na rotatória da Avenida Diário de Notícias para acesso ao Jockey Club e na Avenida Wenceslau Escobar com a Pereira Passos
— Faixa de tráfego na Padre Cacique com Edvaldo Pereira Paiva e Rua Taquari com extensão de cem metros
— Projeto geral para adequação da sinalização viária
— Ciclovia
— Doar equipamentos e instalações para integrarem a Central de Controle e Monitoramento de Mobilidade (Cecomm)
— Doar ao município área de quase 22 mil metros quadrados junto à orla, que será destinada a novas vias, alargamentos viários e parque
— Projetar e executar readequações na Estação de Bombeamento de Esgoto C1