O empreendimento Parque Pontal, que une Melnick Even, BM Par e Hospital Moinhos de Vento, vai estrear abrindo uma área pública de cerca de 10 mil metros quadrados na beira do Guaíba para os porto-alegrenses. O complexo será apresentado oficialmente na manhã desta terça-feira (12), mas os investidores anteciparam à coluna a disposição de oferecer o que estão chamando de "protótipo" do parque de forma acelerada. No total, o parque previsto no local tem cerca de três vezes o tamanho da área que será inicialmente aberta ao público. Entre essa área e o ponto de venda já montado pela Melnick Even, há investimento estimado em R$ 2,3 milhões.
– Aos finais de semana, em uma área contígua, reúnem-se muitas pessoas para ver o pôr do sol. Fica muita gente apertada por ali. Vamos abrir essa primeira área, que vai permitir aproveitar esse momento com mais tranquilidade – explica Juliano Melnick, diretor da incorporadora.
A partir de julho, quando a área já estiver disponível, a intenção do grupo de investidores é organizar uma programação intensa no local, de piqueniques a jantares, de shows a competições de beach tênis. É claro que a antecipação faz parte da estratégia de se contrapôr à resistência que a construção, na área do antigo Estaleiro Só, ainda desperta em parte da população.
– A ideia é dar uma mostra de como vai ser o empreendimento quando ficar pronto e para tirar o máximo proveito desse novo pedaço de orla. A obra completa deve levar cerca de três anos e nesse meio tempo já ofereceremos uma parte que vai ficar pronta. Com esse trecho, e a parte da orla que a prefeitura deve entregar em breve, vamos torcer para que a cidade consiga viabilizar o restinho que espaço que existe entre os dois para aproveitamento público – observa o empresário.
O espaço terá deck de madeira de 600m² para contemplação do pôr do sol, palco multiuso, prainha à beira do Guaíba, espaço para food trucks, bicicletário, quadra de areia para prática de atividades como beach tênis, vôlei. Ainda terá o plantio de 4 mil metros quadrados de grama e paisagismo com aproximadamente 30 mil mudas.