O mato alto tem provocado transtornos para motoristas no cruzamento entre as vias Tenente-coronel Fabrício Pillar e Carlos Trein Filho, no bairro Mont'Serrat, em Porto Alegre. O problema foi relatado por meio do aplicativo Pelas Ruas.
GaúchaZH foi até o local conversar com motoristas que trafegam pela região. A vegetação da esquina dificulta a visão de condutores que estão em ambas as vias.
— Atrapalha muito. Não tem como ver. Quando tu vais passar, o outro carro já está em cima. E tem gente escondida no mato de noite. Tem risco de assalto — afirma o motorista Inácio Camboim.
O matagal fica ao redor de uma casa de madeira que está à venda. A reportagem não encontrou moradores. Além disso, na calçada, há arbustos que prejudicam a visão.
Segundo Cleber Kirsch, proprietário de uma lavagem de veículos da região, são comuns os acidentes no trecho:
— É uma casa antiga. O proprietário faleceu. E como não tem ninguém, é um ponto perigoso. O mato está provocando acidentes. Se parar aqui, todo dia dá acidente.
A prefeitura afirmou que não recebeu nenhuma reclamação nos últimos meses sobre o problema. Apesar disso, uma equipe foi ao local na terça-feira (19). Conforme a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, "foi constatada a necessidade da realização de uma supressão de árvore, além da execução podas e levantamento de copa da vegetação".
A prefeitura pede que a população alerte os gestores sobre os problemas nas suas regiões por meio do telefone 156.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.