Os moradores de uma casa na Rua Professor Oscar Pereira, no bairro Glória, em Porto Alegre, convivem com uma cratera no pátio devido a problemas no encanamento de esgoto. Eles afirmam estar pedindo providências à prefeitura desde 2014, já que temem que a casa desabe. Nesta quinta-feira (7), parte do muro caiu.
Eles perceberam o problema quando o solo começou a ceder, em julho de 2014. Uma equipe técnica teria ido ao local duas vezes para realizar vistorias, sem resolver o problema. De lá pra cá, os moradores afirmam ter aberto pelo menos cinco protocolos. O buraco chega a medir 2m de largura e de profundidade.
— É um descaso com a gente, principalmente com a minha mãe, que é idosa, cadeirante, e precisa sempre de alguém cuidando dela. Não sei como consertar isso. A prefeitura demora tanto que eu não sei mais pra quem recorrer — diz o professor Albino Bersagui, 52 anos, que registrou o caso no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS.
GaúchaZH conversou com Bersagui na quarta-feira (6). A preocupação dele era que o buraco aumentasse de tamanho com as chuvas de inverno e atingisse a estrutura da casa. Na manhã desta quinta-feira (7), parte do muro desabou sobre os canos de esgoto expostos. Agora, os moradores da casa evitam usar o banheiro da residência para não piorar a situação.
— A gente tá apavorado. Imagina, chegou a cair o muro, meu Deus, e quebrou o cano. Se eu usar o banheiro, vai ficar despejando (dejetos) a céu aberto. O buraco tá aumentando de tamanho, e se minha casa cair também? A prefeitura vai vir aqui e ir embora como fazia antes? É de tirar o sono — conta a diarista Clementina Bersagui, 55 anos.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou que é necessária a "reconstrução manual, sem uso de retroescavadeira, de um poço de visita nos fundos da residência". A pasta promete que a demanda será atendida na próxima semana.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.