Ansiosa pela reabertura completa da orla do Guaíba após a revitalização, a fotógrafa Jane Cassol aproveitou o pequeno trecho já liberado para o público — o atracadouro junto ao Gasômetro — para uma homenagem ao amor. Nesta quinta (17), quando o relacionamento com seu companheiro Augusto completa 13 anos, pintou as iniciais do casal em um cadeado e fez algo que já virou tradição em cidades turísticas como Paris, Montevidéu e Gramado: pendurou-o na grade junto ao Guaíba.
A homenagem causou polêmica no grupo de Facebook "Vizinhos do Centro Histórico", que reúne 37 mil pessoas na rede social. Quando postou as três fotos que fez, com a legenda "Primeiro Cadeado", muitos criticaram. Por copiar Paris, por estragar um patrimônio recém reformado ou simplesmente por acharem feio o gesto. Outros tantos se comoveram com o romantismo.
Jane achou tudo normal — a divisão de opiniões é uma dinâmica típica do grupo — e explica: o cadeado não foi para começar um movimento para entupir os gradis da Orla. Ao contrário, a fotógrafa se preocupa que o peso dos objetos possa vergar a estrutura e até espera que ele seja retirado. Aliás, isso ocorreu em capital francesa, onde milhares de objetos já foram retirados de duas pontes, tamanha a sanha de turistas por deixar a prova de amor na Cidade Luz.
— Fiz só para marcar o dia de hoje, o nosso aniversário. Minha ideia não é que ele fique, nem que as pessoas coloquem mais, porque é uma estrutura um tanto frágil. Até aproveito para dar a ideia para a prefeitura: uma estrutura ali, em forma de quadrado, para as pessoas colocarem seus cadeados — sugere.
Afinal, se não fosse ela, algum outro casal de amantes teria a ideia, defende. Se bem que, para Jane, homenagens assim não precisam ser coisa de namorados:
— É uma forma de tu expressar teu sentimento externamente. Se eu não estivesse num relacionamento, colocaria um cadeado significando meu amor pela cidade. Moro na (Rua) Duque de Caxias, a orla é meu quintal. Quando abrirem aquele bar (na área revitalizada), vou estar de madrugada pra ser a primeira a entrar. É uma forma de expressar o teu amor.
A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico disse, em nota, que o trecho revitalizado da orla "terá definidas as regras de convivência e utilização".