Postes de luz que homenageiam o Gre-Nal, 5 mil pontos brilhantes em um piso estrelado, ciclovia com lâmpadas no chão e monumentos coloridos. Essas são algumas novidades da iluminação da orla do Guaíba, que deve ser reaberta ao público até o final de junho, com a conclusão das obras de revitalização.
O sistema todo já está pronto. Foram investidos R$ 7,3 milhões, só em iluminação, no trecho de 1,3 quilômetro entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias. Coordenador da obra, o arquiteto Oscar Eduardo Coelho acredita que o piso estrelado é "o que mais vai chamar atenção": em um trecho de 300 metros, a partir da Usina, foram instalados 5.610 pontos de fibra ótica para iluminar o percurso dos pedestres.
— Ninguém consegue enxergar que existem lâmpadas ali durante dia. Quando elas são acionadas, pelas sete ou oito da noite, parece mágica — afirma Coelho.
Há também os postes inclinados, que iluminam as águas do Guaíba com luzes azuis de um lado e vermelhas de outro — uma menção às cores de Grêmio e Inter. Completam o espetáculo a ciclovia, com balizadores que acendem à noite para dividir as faixas, e os reluzentes monumentos que se estenderão pela orla sob luzes verdes, azuis, amarelas e vermelhas.
— Vamos fazer com que a noite vire dia. Pensamos em uma iluminação bem forte, para ficar completamente habitável. Com uma boa iluminação e as várias possibilidades de lazer, a orla deve se tornar um lugar mais seguro à noite — projeta Coelho.
Para abastecer toda a demanda de energia, foi construída uma rede subterrânea, em parceria com a CEEE, com quatro subestações de abastecimento. Todas as lâmpadas são de LED, tecnologia que emite mais luz e consome menos energia. As mudanças, conforme o coordenador, foram pensadas para gastar o menos possível e não sobrecarregar a rede elétrica. Assim, a energia que sobrar da nova rede poderá fortalecer o abastecimento na região.
Os testes que ocorrem à noite devem continuar até 6 de junho, data final para entrega da obra.