Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Metroviário e Conexas do RS (SindimetrôRS) e Trensurb se reúnem nesta segunda-feira (21), às 9h, na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 4ª região como uma última tentativa de se chegar a um acordo coletivo para a categoria. Se não houver avanço na negociação, vale o que os metroviários decidiram em assembleia em 16 de maio: greve por tempo indeterminado a partir de 0h de terça-feira (22).
Ainda está marcada para às 12h30min desta segunda-feira uma assembleia extraordinária dos funcionários no pátio da empresa.
Segundo o SindimetrôRS, a última proposta da Trensurb, rejeitada pelos metroviários, admite pagar os 4,05% de dissídios determinados pela Justiça referentes a 2017. O pagamento retroativo só ocorreria após o julgamento do mérito pelo Judiciário. Para o acordo de 2018, a empresa oferece 60% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (1,0008%). O principal impasse financeiro é que a Trensurb não admitem negociar os pagamentos de 2017 e 2018 separadamente, como desejam os servidores.
— Só o que a empresa admite pagar é o que a Justiça já determinou e colocar 2018 na conta como uma perna de anão, com um índice de reajuste indecente. E embora a parte financeira seja grave, ela não é o principal. A empresa quer retirar cláusulas do contrato que não admitiríamos nem se recebêssemos 50% de aumento — declara Luis Henrique Chagas, presidente do SindimetrôRS.
De acordo com o sindicalista, a empresa deseja excluir cláusulas dos contratos dos funcionários, o que facilitaria demissões no futuro. Como exemplos, Chagas cita o impedimento da demissão de um servidor a um ano da aposentadoria e o acesso garantido ao sindicato às dependências da empresa.
Procurada por GaúchaZH, a Trensurb declarou por meio de assessoria de imprensa que só irá se manifestar após a reunião de segunda-feira. A mediação será do vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Ricardo Carvalho Fraga que, também por meio de assessoria, declarou que só se manifestará sobre o assunto na segunda-feira.