Quem passa pela Avenida Pernambuco, próximo à esquina com a Rua Dona Margarida, no bairro Navegantes, em Porto Alegre, precisa tomar cuidado para não pisar em sacolas de lixo, cacos de vidro e pedaços de madeira. Um trecho da calçada virou um amontoado de sujeira, atrapalhando o tráfego de pedestres e trazendo mau cheiro, ratos e baratas.
O problema foi motivo de reclamações no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS. Usuários relatam que após o fim das operações de uma empresa em um prédio no local, a área ficou abandonada, servindo como um depósito de lixo. De acordo com o programador Giovani Schuh, 24 anos, algumas pessoas chegam a caminhar pela lateral da via para não passar pelo trecho.
— Passa muita gente por aqui por causa dos terminais de ônibus e da Estação Farrapos. Aparecem ratos e baratas o dia todo, e o cheiro é insuportável. Já vi garrafas de vidro rolarem para o meio da rua e cortarem pneus de carros que passavam pela avenida —
Conforme o gerente de tecnologia da informação Luiz Carlos Quatrin, 30 anos, a situação acontece desde o final do ano passado.
— Virou um depósito de lixo a céu aberto. Nesta terça-feira (17), a calçada amanheceu com um sofá e móveis destruídos. Não me surpreendo se os moradores colocarem fogo daqui a pouco.
Em nota, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, por meio do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), informa que está fiscalizando o local desde abril de 2017. A pasta afirma que foram emitidas duas infrações ao proprietário do prédio — a primeira em dezembro de 2017, e a mais recente na segunda quinzena de março.
"Após o conhecimento da situação, o dono do terreno tem 30 dias para efetuar a remoção dos resíduos, podendo protelar a ação por mais 30 dias. Caso o DMLU não receba o comprovante de entrega ao destinatário, será dada ciência ao mesmo via edital. Nesse caso, poderá ser executada a limpeza pelo DMLU e as custas do serviço serão cobradas do titular da propriedade", esclarece.
A imobiliária Crédito Real comunica, também em nota, que fará "o registro ao proprietário do imóvel solicitando que seja efetuada a verificação e melhorias necessárias envolvendo a manutenção da área".
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.