Quem caminha pela calçada da Rua Saibreira, no bairro Coronel Aparício Borges, em Porto Alegre, precisa tomar cuidado redobrado para não se acidentar. O chão está escorregadio devido ao esgoto, que transborda e deixa mau cheiro no terminal da linha de ônibus Alameda.
A reclamação foi registrada pela faxineira Clédia Alves no aplicativo Pelas Ruas, do Grupo RBS. Segundo a moradora da região, quem desembarca do ônibus precisa caminhar com atenção no local. Ela diz que se acidentou no dia 20 de janeiro.
— Desci do ônibus e resvalei. Caí e rompi o ligamento do meu joelho. Agora, vou ter que ir pra fila de cirurgia. Isso complicou minha vida. Perdi meu emprego e não consigo mais andar direito. Ninguém quer me empregar para fazer faxina com o joelho ruim — relata Clédia.
A técnica em enfermagem Sabrina Pereira, 32 anos, mora em frente ao terminal. Ela também reclama da falta de cuidados da prefeitura com a praça:
— O mato e o esgoto tomaram conta da praça e da parada de ônibus. Crianças e idosos já caíram ali por causa do limo. Peço socorro para prefeitura dar um jeito, não temos mais onde levar as nossas crianças para brincar — diz Sabrina.
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos informou, em nota, que vistoriou o local na quinta-feira (12) e constatou a "necessidade de desobstrução de calhas e de um poço de visita neste ponto da rua Saibreira". A pasta afirmou que o serviço seria concluído até esta sexta-feira (13).
Sabrina, entretanto, conta que a situação da calçada continua a mesma.
— Eles (a prefeitura) deram uma leve capinada no fundo da praça. O esgoto continua transbordando água e a calçada está do mesmo jeito.
GaúchaZH entrou em contato novamente com a prefeitura e recebeu, em nota, a informação de que "as equipes seguem o trabalho no local, nesta segunda-feira (16), com a limpeza de mais algumas caixas e passagem, com previsão de término ainda para este dia".
Na terça-feira (17), a secretaria de Serviços Urbanos informou que o problema foi resolvido. Conforme a pasta, havia um rompimento em um canal de água.
Saiba como usar o aplicativo Pelas Ruas, que é gratuito
1) Para baixar, basta entrar na App Store ou na Play Store e buscar o aplicativo pelo nome.
Usa iPhones? Clique aqui e baixe
Usa celulares Android? Clique aqui e baixe
Requisitos - iOS 9.0 ou superior (compatível com iPhone, iPad e iPod touch) - Android 4.1 ou superior
2) Ao abrir o aplicativo, a tela inicial mostra a marca Pelas Ruas e solicita o login do usuário. Ele é feito a partir do Facebook ou de conta no Google.
3) Após o acesso, pode ser visualizada a linha do tempo, em que aparecem as postagens dos usuários; é possível acompanhá-las e fazer comentários.
4) Para fazer um post, o usuário pode utilizar uma foto tirada por meio do próprio aplicativo ou da galeria de imagens do celular.
5) Após escolher uma das opções, basta descrever o problema e marcar a localização (por GPS ou a partir de um mapa). É só publicar e aguardar a aprovação: quando isso ocorre, o aplicativo mostra uma notificação.